Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/02/2023 - 10h34min

Deputados estaduais eleitos são oficialmente empossados

Imprimir Enviar
Solenidade de posse foi realizada no Plenário do Palácio Barriga Verde, em Florianópolis.
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

Os 40 deputados estaduais eleitos para o mandato 2023-2027 na Assembleia Legislativa de Santa Catarina foram oficialmente empossados na manhã desta quarta-feira (1º), na Sessão Preparatória Solene de Posse dos Deputados Estaduais e Instalação da 20ª Legislatura, realizada no Plenário do Palácio Barriga Verde, em Florianópolis.

A solenidade foi presidida pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT), o parlamentar mais idoso entre os de maior número de legislaturas. A regra faz parte do Regimento Interno do Parlamento estadual. Padre Pedro foi auxiliado na condução dos trabalhos pelos deputados Julio Garcia (PSD) e Marcos Vieira (PSDB).

“Nós, parlamentares, estamos aqui por vontade soberana do povo catarinense. Por isso, somos legítimos representantes de um importante valor universal: a democracia. Os seres humanos inventaram a política para, de uma forma ou de outra, evitar a guerra e promover a justiça. Somos todos aqui guardiões da paz e construtores de pontes para o povo e com o povo”, discursou o presidente da sessão, deputado Padre Pedro Baldissera.

Após a leitura do termo de compromisso para a execução do mandato, um a um, os 40 deputados e deputadas eleitos nas eleições de outubro do ano passado foram chamados para prestarem juramento. Desses, 24 voltam para a Alesc após serem reeleitos, e 16 vão assumir pela primeira vez.

O ato foi acompanhado por diversas autoridades, entre elas, o governador do Estado, Jorginho Mello, a vice-governadora, Marilisa Boehm, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, e representantes das presidências do Tribunal de Justiça (TJSC) e do Ministério Público do Estado (MPSC).

Representatividade
A nova legislatura terá representação de 13 partidos. A maior bancada será do PL, com 11 cadeiras, seguida do MDB, com seis deputados. O Partido dos Trabalhadores vem na sequência com quatro representantes. O PSD, PP, Podemos e União Brasil terão três cadeiras cada. PSDB soma dois deputados. O Novo, o PDT, Psol, PTB e o Republicanos contam com um representante cada.

Perspectivas para o mandato
A Agência AL conversou com cada um dos 40 deputados sobre as perspectivas para o mandato e as principais demandas nas mais variadas áreas da economia catarinense e, em particular, em suas regiões. Clique no nome do deputado para ter acesso à matéria (por ordem alfabética):

Daniela Legas
AGÊNCIA AL

Voltar