Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Especial

Palácio Barriga Verde. FOTO: Agência AL

“À 1h da madrugada ouve-se um grande estrondo, semelhante à explosão de uma bomba de grande poder: despregara-se a linda e artística cúpula do edifício, caindo por terra e abalando tudo. Às 2h30 o fogo tinha devorado tudo”. As duas frases – originalmente publicadas pelo extinto jornal “O Estado” em 19 de maio de 1956 e resgatadas pelo portal de notícias “Floripa Centro” em 10 de julho de 2021 – integraram a reportagem sobre o fim de uma era da política de Santa Catarina.

Mas naquela noite de outono, as chamas que destruíram a sede do Poder Legislativo catarinense – que ficava na rua Arcipreste Paiva, de frente para a Praça Pereira Oliveira, a poucos metros do Teatro Álvaro de Carvalho e da Catedral Metropolitana de Florianópolis – também representaram o início de outro capítulo da história. Começavam ali 14 anos com deputados trabalhando de modo improvisado em vários locais da ainda pacata cidade de Florianópolis até a entrega, em 14 de dezembro de 1970, do Palácio Barriga Verde. A inauguração da obra completou 50 anos em 2020, mas, com a pandemia, somente agora a comemoração pode ser realizada.

Acima de ser um dos mais imponentes prédios públicos do Brasil, o local é o maior símbolo da Democracia no território catarinense. Também por isso, a Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Agência AL) ouviu alguns dos personagens que acompanharam de perto a construção do edifício de estilo neoclássico que recebe diariamente centenas de pessoas entre visitantes, estudantes e turistas, além dos 40 parlamentares, 392 servidores efetivos e comissionados e 259 profissionais terceirizados.

  • Alessandro Bonassoli
    Reportagem
  • Daniela Legas
    Edição
  • Nikolas Stefanovich
    Coordenação da Agência AL
  • Lúcia Helena Vieira
    Direção de Comunicação Social