Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/12/2021 - 18h31min

Alesc sedia exposição fotográfica “Olhares Catarinenses”

Imprimir Enviar

FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Um olhar diferenciado sobre o patrimônio cultural e das belezas naturais de Santa Catarina é o tema da exposição fotográfica “Olhares Catarinenses”, aberta na tarde desta quarta-feira (8) na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, na Assembleia Legislativa, reunindo 53 fotos selecionadas pela Federação Catarinense dos Municípios (Fecam). O resultado deste trabalho pode ser conferido até dia 10 de janeiro, quando o acervo fotográfico percorrerá as 21 associações de municípios de Santa Catarina e os órgãos parceiros na promoção da exposição.

O coordenador institucional da Fecam, Rodrigo Fachini, explica que a exposição apresenta olhares sobre Santa Catarina em três categorias: Nossa Gente, Patrimônio Histórico e Belezas Naturais. Relata que estado foi dividido em oito macrorregiões e que todas as regiões foram contempladas. A exposição apresenta apenas fotos inéditas e com um diferencial: feitas, em sua maioria, por amadores. “A Fecam inovou mais uma vez, com o protagonismo de trazer uma visão dos catarinenses sobre o nosso estado, valorizando o nosso patrimônio cultural e humano.”

Ele explica que o objetivo do projeto organizado pela Fecam, com o apoio da Santur e da Fundação Catarinense de Cultura, é oferecer um novo acervo fotográfico, virtual e físico, para mostrar a diversidade cultural de Santa Catarina. “O apoio da Alesc foi fundamental, pois é o primeiro espaço a conhecer e abrigar a exposição. É na Alesc que o público conhecerá o resultado da seleção, em primeira mão.”

O diretor da Santur, Henrique Maciel, destacou que as obras são resultados de fotógrafos, em sua maioria amadores, que por meio de suas lentes mostram as cidades catarinenses. “Santa Catarina a cada 50 quilômetros tem um destino turístico fantástico e esse trabalho traz um pouco do que é Santa Catarina.” O presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Edinho Lemos, também enalteceu o envolvimento dos catarinenses em divulgar os seus olhares sobre suas cidades. “A Fecam está de parabéns em promover esse trabalho.” De 14 de janeiro a 27 de fevereiro a exposição estará no Centro Integrado de Cultura (CIC).

O coordenador do projeto “Olhares Catarinenses”, jornalista José Augusto Gayoso, informa que o projeto, além de envolver todas as 21 associações de municípios catarinenses, resultará ainda no lançamento de um livro com as melhores fotos em janeiro de 2022. Ele relata que a proposta surgiu depois da pandemia de Covid-19, quando muitos ficaram em suas casas e a ideia era resgatar qual a visão que os catarinenses têm sobre suas cidades após o período. No total foram apresentados 564 fotos de todo estado e as melhores receberam um certificado, integram a exposição e futuramente o livro que está em elaboração.

O curador (seleção técnica das fotos) da exposição, fotógrafo Carlos Antônio Mafalda, considerado como “mestre” na área e que há 53 anos atua como fotojornalista no estado, diz que foi um desafio selecionar as fotos para exposição e para o livro. “Foi sensacional e emocionante acompanhar este trabalho destes fotógrafos, maioria com muita qualidade e feitas com amor e coração dos catarinenses.”

Voltar