Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/11/2022 - 14h50min

Saúde, infraestrutura e agricultura são as prioridades de Saretta

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Reeleito para o sexto mandato, o deputado Neodi Saretta (PT), que comanda a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, afirmou que a expectativa para a próxima legislatura é continuar o trabalho de encaminhar ações que atendam as grandes demandas do setor.

“A Alesc tem atuado na linha de frente na busca de soluções dos desafios da saúde no Estado. Da mesma forma, vamos nos empenhar para melhorar as condições de trafegabilidade de nossas rodovias e proporcionar condições dignas de trabalho ao agricultor, principalmente ao pequeno, que é a base do nosso desenvolvimento”, reiterou o parlamentar.

Relação com o Executivo
Quanto ao diálogo com o governador eleito, Saretta disse esperar uma postura republicana de Jorginho Mello (PL). “Ele já conhece a Casa e a atuação parlamentar. O que precisamos é que Santa Catarina tenha uma atenção maior do governo federal, pois há muitas demandas da nossa população que estão reprimidas.”

O ex-prefeito de Concórdia ressaltou que estará atento no acompanhamento dos projetos de lei que serão enviados à Assembleia Legislativa, fiscalizando os atos do governo e promovendo ações para melhorar a a vida do catarinense.

Carreira profissional e política
Com 34 anos de experiência política, o advogado Neodi Saretta, que recebeu 38.729 votos nas eleições deste ano, assume em fevereiro de 2023 o sexto mandato, sendo o quarto consecutivo. Foi prefeito de Concórdia por dois mandatos e vereador.

A carreira política iniciou em 1988, em Concórdia, quando foi eleito o mais jovem vereador da legislatura, com 25 anos, e o primeiro eleito pelo PT no município. Com apenas um mandato de vereador, concorreu a prefeito no ano de 1992. Não se elegendo, se formou em Direito e passou a exercer a advocacia, assessorando entidades sindicais e prefeituras. Também lecionou na Universidade do Contestado, Campus de Concórdia.

Em 1994 foi eleito deputado estadual com 11.921 votos, o mais jovem entre todos daquela legislatura, tornou-se também, em 1998, o mais jovem deputado a ser presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e o primeiro do partido no país a alcançar esta posição. Neste mesmo ano foi candidato à reeleição e recebeu 24.862 votos.

Eleito prefeito de Concórdia em 2000, alcançou a reeleição em 2004. Nas eleições de 2010, foi eleito deputado estadual para a 17ª legislatura (2011-2015), com 49.072 votos. Já nas eleições de 2014, foi eleito deputado estadual para a 18ª legislatura (2015-2019), com 37.977 votos. Em 2018, reelegeu-se novamente, com 39.036 votos.

(Com informações de Ney Bueno)

Rubens Vargas
Agência AL

Voltar