Vicente Caropreso defenderá 10% do orçamento da União para a saúde
Depois de 12 anos sem mandato, o neurologista Vicente Caropreso tomará posse, no dia 1º de fevereiro, no cargo de deputado estadual. Com base eleitoral em Jaraguá do Sul, no Norte do estado, Doutor Vicente foi eleito pelo PSDB e obteve, em outubro passado, 41.089 votos.
Apesar de ser novato na Assembleia Legislativa, o médico já teve experiência como vereador e deputado federal. “Decidi me candidatar para ajudar no projeto de um novo governo para o país, liderado pelo senador Aécio Neves”, conta. “A possibilidade de ser deputado estadual vem reforçada pela experiência como deputado federal. O parlamentar estadual é muito mais cobrado pela comunidade, até por estar mais próximo”.
Doutor Vicente obteve praticamente 80% de sua votação nas regiões Norte e Nordeste e em parte do Vale do Itajaí. Por isso, pretende atuar principalmente na defesa das demandas dessas regiões. “É praticamente uma votação distrital. É uma área grande, com uma população enorme e que tem demandas grandes”.
A saúde será uma das áreas prioritárias do novo deputado na Assembleia. “Na Câmara dos Deputados, fui vice-presidente da Comissão de Seguridade Social e tivemos um trabalho importante com os medicamentos genéricos. Na Assembleia, vamos trabalhar para rever a situação das prefeituras, que estão debilitadas financeiramente por causa da defasagem nos repasses feitos pelo governo federal para o financiamento da saúde”, comenta. Doutor Vicente afirma que pretende mobilizar as demais assembleias legislativas para, num esforço conjunto, forçar a União a destinar 10% de seu orçamento para o financiamento da saúde.
O médico Vicente Augusto Caropreso nasceu em 1º de setembro de 1956, em Blumenau. Formou-se em medicina, na década de 70, e especializou-se em neurologia, tendo atuado em hospitais de Florianópolis, Brusque, Blumenau e Jaraguá do Sul.
Entrou na vida político-partidária em 1991, filiando-se ao PSDB. Em 1996, conquistou uma cadeira na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. Em 1998, elegeu-se deputado federal para a legislatura 1999-2003. Em 2004, foi candidato a prefeito de Jaraguá do Sul e ficou em terceiro lugar na disputa. Somente no ano passado, voltou a participar de uma eleição e conquistou a vaga na Assembleia para a legislatura 2015-2019.
Agência AL
Saiba Mais
- Direitos trabalhistas e bolsas do artigo 170: bandeiras de Rodrigo Minotto
- Representante do Sul, Ricardo Guidi assume seu primeiro cargo eletivo
- Patrício Destro põe saúde e educação como prioridades para o mandato
- Com Natalino Lázare, Videira volta a ter representante na Assembleia após 40 anos
- Milton Hobus tomará posse e se licenciará para assumir secretaria
- Educação está entre as prioridades do 1º mandato de Mário Marcondes
- Leonel Pavan projeta mandato estadualizado na Assembleia Legislativa
- João Amin quer ser um fiscalizador dos atos do Executivo no Parlamento
- Gean Loureiro defende crescimento sustentável com menos burocracia
- Gabriel Ribeiro vai lutar pela representatividade da Serra no Parlamento
- Claiton Salvaro assume com a proposta de ser renovação na política
- Cesar Valduga quer criar frente parlamentar para o Oeste catarinense