Milton Hobus tomará posse e se licenciará para assumir secretaria
Dos 13 novos deputados eleitos para a Legislatura 2015-2019 do Parlamento catarinense, apenas Milton Hobus (PSD) não exercerá o mandato. O empresário de Rio do Sul, eleito com 66.271 votos – a quarta maior votação da eleição de outubro passado -, vai se licenciar assim que tomar posse, em 1º de fevereiro, para assumir a Secretaria de Estado da Defesa Civil.
A indicação de Hobus para o primeiro escalão do governo estadual foi confirmada ainda no ano passado pelo governador Raimundo Colombo (PSD). Ele vai se juntar a outros três deputados reeleitos – Ada de Luca, Carlos Chiodini e Moacir Sopelsa, todos do PMDB – também indicados para pastas estaduais.
Na secretaria, o novo deputado quer dar sequência ao trabalho já desenvolvido por ele, quando esteve à frente da Defesa Civil entre 2013 e 2014. A ênfase será nos projetos de prevenção e desastres naturais no Vale do Itajaí. “As obras já estão em andamento, uma série de outras estão em fase de projeto. Vamos dar sequência a esse trabalho para trazer um pouco mais de tranquilidade à população do Vale do Itajaí”, afirmou.
Hobus acredita que um dos desafios dos novos parlamentares será contribuir com a melhoria da eficiência da economia de Santa Catarina. “Nós temos alguns gargalos importante. A questão ambiental é um deles. Devemos contribuir para criar uma nova estrutura de licenciamentos ambientais, com mais agilidade”, acredita. O empresário também faz críticas à burocracia do serviço público. Ele defende que os processos sejam mais simplificados, para dar mais agilidade, economicidade e eficiência à gestão pública.
Especificamente sobre sua região, o Alto Vale do Itajaí, Hobus aponta como principal necessidade, além da prevenção dos desastres naturais, a melhoria na infraestrutura, em especial na BR-470, rodovia que liga a região ao porto de Itajaí. “Temos uma asfixia logística no Alto Vale. Estamos 30 anos atrasados na duplicação da BR-470”, comenta.
Milton Hobus nasceu em 28 de agosto de 1958, em Rio do Sul. Empresário, seu primeiro cargo eletivo foi conquistado em 2004, quando se elegeu prefeito de sua cidade natal. Em 2008, foi reeleito com quase 80% dos votos. Em 2013, após concluir o segundo mandato em Rio do Sul, assumiu a Secretaria de Estado da Defesa Civil, cargo ao qual renunciou no ano passado para disputar a eleição para deputado estadual. (com informações de Henrique Santos, da Rádio Alesc)
Agência AL
Saiba Mais
- Educação está entre as prioridades do 1º mandato de Mário Marcondes
- Leonel Pavan projeta mandato estadualizado na Assembleia Legislativa
- João Amin quer ser um fiscalizador dos atos do Executivo no Parlamento
- Gean Loureiro defende crescimento sustentável com menos burocracia
- Gabriel Ribeiro vai lutar pela representatividade da Serra no Parlamento
- Claiton Salvaro assume com a proposta de ser renovação na política
- Cesar Valduga quer criar frente parlamentar para o Oeste catarinense