Leonel Pavan projeta mandato estadualizado na Assembleia Legislativa
Um dos homens públicos mais experientes de Santa Catarina, Leonel Pavan (PSDB) assumirá, em 1º de fevereiro, um dos únicos cargos eletivos que ainda não exerceu em mais de 30 anos de vida político-partidária. Eleito deputado estadual em outubro passado com 43.470 votos, ele será um dos quatro parlamentares da bancada tucana da próxima legislatura da Assembleia Legislativa.
Vereador, prefeito, deputado federal, senador, vice-governador e governador, Pavan tinha a possibilidade de se candidatar a outros cargos em outubro, mas optou pelo Legislativo estadual. “Foi uma composição com meu partido. Preferi ficar aqui no estado porque tenho muito o que contribuir com Santa Catarina”, afirma.
O novo deputado acredita que a experiência adquirida em vários cargos eletivos pode lhe conferir um diferencial no desempenho do mandato. “Todos os deputados que se elegeram, certamente, têm condições de desenvolver um bom papel. Mas a experiência que eu tenho pode me ajudar muito no meu trabalho e contribuir para melhorar o nosso estado”.
Pavan tem como base eleitoral a região da foz do Rio Itajaí, principalmente Balneário Camboriú, mas pretende desenvolver um mandato estadualizado. “Tenho um compromisso com todo o estado, assim deve ser todo deputado estadual. Tive uma maior votação na minha região, isso me compromete mais com esses municípios. Mas estarei à disposição de qualquer região, sem discriminação com nenhum município”.
Da mesma forma, o mandato de Pavan pretende atuar em várias áreas. “Minha região tem uma economia diversificada: indústria, turismo, construção civil, atividade portuária. Essas áreas poderão contar com o meu trabalho na Assembleia. Mas Santa Catarina também tem potencial enorme na agricultura e pecuária. Quero atuar naquilo que for benéfico para o estado”.
Leonel Arcângelo Pavan nasceu em 7 de setembro de 1954, em Sarandi (RS). Seu primeiro cargo eletivo foi conquistado em 1981, quando foi o vereador mais votado em Balneário Camboriú. Em 1988, foi eleito prefeito na mesma cidade. Em 1994, foi o candidato a deputado federal mais votado no estado e obteve uma cadeira na Câmara dos Deputados.
Em 1996, elegeu-se novamente prefeito de Balneário Camboriú, cargo para o qual foi reeleito em 2000. Dois anos depois, conquistou uma vaga no Senado Federal. Em 2006, elegeu-se vice-governador no segundo mandato de Luiz Henrique da Silveira. Em março de 2010, com a renúncia do titular para concorrer ao Senado, assumiu o comando do estado.
Agência AL
Saiba Mais
- João Amin quer ser um fiscalizador dos atos do Executivo no Parlamento
- Gean Loureiro defende crescimento sustentável com menos burocracia
- Gabriel Ribeiro vai lutar pela representatividade da Serra no Parlamento
- Claiton Salvaro assume com a proposta de ser renovação na política
- Cesar Valduga quer criar frente parlamentar para o Oeste catarinense