Direitos trabalhistas e bolsas do artigo 170: bandeiras de Rodrigo Minotto
Um deputado comprometido com as causas trabalhistas. É assim que se classifica Rodrigo Minotto, um dos 13 novos deputados eleitos para a próxima legislatura da Assembleia Legislativa, que terá início no dia 1º de fevereiro. Morador de Forquilhinha, no Sul do estado, ele obteve 26.929 votos na eleição de outubro e conquistou uma cadeira para o PDT no Parlamento catarinense.
O objetivo de ser deputado, segundo Rodrigo, surgiu há 10 anos. “Quando organizamos o PDT em Santa Catarina, vimos a necessidade de ter um deputado estadual comprometido com as causas trabalhistas. Como advogado, sempre tive atuação na luta pelos direitos dos trabalhadores. Desde então, persigo esse objetivo de poder representar bem a região Sul do estado e os trabalhadores e trabalhadoras de Santa Catarina”, afirma.
Rodrigo conta que sua campanha focou principalmente duas áreas: educação e trabalho. Na primeira, uma das propostas é ampliar o orçamento do Estado para a concessão de bolsas de estudo por meio do artigo 170 da Constituição Estadual.
“Temos que oportunizar mais bolsas para jovens e adolescentes que querem cursar uma faculdade”, ressalta. O novo parlamentar também defende a ampliação do ensino em tempo integral. Na área trabalhista, afirma que, além de proteger os direitos dos trabalhadores, lutará pela criação de um piso regional para os técnicos agrícolas e industriais.
Rodrigo conquistou votos em 277 dos 295 municípios catarinenses. Por isso, embora tenha como prioridade trabalhar pela região Sul, sua base eleitoral, pretende desempenhar um mandato estadualizado. Como demandas de sua região, cita a revitalização da rodovia Jorge Lacerda, a execução da rodovia Jacob Westrup, o Pronto-Atendimento 24 horas de Forquilhinha e a manutenção do Hospital Materno-Infantil de Criciúma.
“Conhecemos bem as demandas da região Sul e temos a responsabilidade de lutar por elas na Assembleia. Mas tive boa votação em outras regiões, como o Planalto Serrano e o Meio Oeste. Vou ser um interlocutor das demandas dessas regiões junto ao governo”, explica.
O advogado Rodrigo Minotto nasceu em 31 de março de 1973, em Criciúma. O mandato de deputado estadual que começa no dia 1º de fevereiro será seu primeiro cargo eletivo. Antes, havia se candidatado a deputado federal em 2006 e a estadual em 2010. Na vida pública, foi superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego em Santa Catarina e chefe de gabinete do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, no primeiro mandato de Dilma Rousseff.
Agência AL
Saiba Mais
- Representante do Sul, Ricardo Guidi assume seu primeiro cargo eletivo
- Patrício Destro põe saúde e educação como prioridades para o mandato
- Com Natalino Lázare, Videira volta a ter representante na Assembleia após 40 anos
- Milton Hobus tomará posse e se licenciará para assumir secretaria
- Educação está entre as prioridades do 1º mandato de Mário Marcondes
- Leonel Pavan projeta mandato estadualizado na Assembleia Legislativa
- João Amin quer ser um fiscalizador dos atos do Executivo no Parlamento
- Gean Loureiro defende crescimento sustentável com menos burocracia
- Gabriel Ribeiro vai lutar pela representatividade da Serra no Parlamento
- Claiton Salvaro assume com a proposta de ser renovação na política
- Cesar Valduga quer criar frente parlamentar para o Oeste catarinense