Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/05/2013 - 13h11min

Regional de Chapecó prioriza pavimentação do acesso ao município de Paial

Imprimir Enviar
Trecho do acesso de Paial a Chapecó; apenas 1,5 km são pavimentados. FOTO: James Tavares/SAR

Único município catarinense a não ter pelo menos uma via de acesso pavimentada, Paial, no Oeste, pode ver a obra concretizada a partir do próximo ano. A ação foi uma das prioridades elencadas pela regional de Chapecó em audiência pública do Orçamento Regionalizado realizada na noite desta quinta-feira (16).

Durante o encontro, realizado na Câmara de Vereadores de Chapecó, foram solicitadas ainda a construção de um centro de apoio social, psicológico, jurídico e pedagógico ao menor infrator e a instituição de uma política de fomento a agricultura familiar e alimento orgânico. O evento encerrou a primeira das quatro etapas de consultas regionais promovidas pela Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Finanças e Tributação e da Coordenadoria do Orçamento Estadual. Os dados levantados contribuirão para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2013 e Lei Orçamentária Anual (LOA) 2014.

Paial aguarda pavimentação de seis quilômetros de via
A pavimentação do acesso entre Chapecó e Paial, afirmou o secretário-executivo da Associação dos Municípios do Oeste (Amosc), Paulo Utzig, é considerada uma obra emblemática não só para a região, mas para todo o estado. Com a execução, Santa Catarina passará a ser um dos primeiros estados a ter a totalidade dos seus municípios com pelo menos um acesso pavimentado.

A via, disse Utzig, já conta com 1,5 quilômetro já pavimentados, restando outros seis, que passam por uma reserva indígena. "Esta obra, que marca a integração final de todos os nossos municípios, trará uma grande melhora nas condições de vida da população de Paial", disse.

Outras demandas elencadas pela regional, formada ainda pelos municípios de Águas Frias, Caxambu do Sul, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Guatambu, Nova Erechim, Nova Itaberaba e Planalto Alegre, foram a instituição de uma política de fomento à agricultura familiar e ao alimento orgânico e a construção de um centro de apoio social, psicológico, jurídico e pedagógico ao menor infrator. O centro de apoio social, afirmou o secretário da SDR de Chapecó, Eldimar Claúdio Jagnow, pode vir a ser instalado em Xanxerê, segundo sinalizou o governo do Estado, por isso a regional resolveu insistir na obra.

A medida contou com o apoio da deputada Luciane Carminatti (PT), que afirmou que a implantação do centro de apoio no município vizinho, distante 44 quilômetros, causaria uma série de transtornos, tendo em vista que exigiria o deslocamento de diversos servidores públicos já contratados e dos adolescentes vinculados ao Fórum de Chapecó. "O Executivo precisa rever esta questão, analisando qual a melhor localização dos equipamentos públicos", disse.

Também participaram dos debates os deputados Gilmar Knaesel (PSDB), Dirceu Dresch (PT), Sargento Amauri Soares (PDT),  Mauro de Nadal (PMDB) e Narciso Parizotto (DEM) e o vice-presidente da câmara de Chapecó Ildo Adão Antonini.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar