Municípios da regional de Xanxerê reivindicam reforço na malha viária
Segunda maior regional do estado, com 14 municípios, a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Xanxerê quer reforçar sua infraestrutura viária para facilitar o escoamento da produção local. Entre as obras priorizadas para o orçamento estadual do próximo ano, está a pavimentação da SC-350, no trecho que liga Abelardo Luz a Passos Maia até a BR-153; da SC-154, entre Ipumirim e a BR-282; e a terraplenagem e construção do contorno leste de Xanxerê.
A definição aconteceu na manhã desta quinta-feira (16), em audiência pública realizada no auditório da Câmara de Vereadores de Xanxerê. O evento foi promovido pela Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Finanças e Tributação e da Coordenadoria do Orçamento Estadual. Os dados levantados contribuirão para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2013 e Lei Orçamentária Anual (LOA) 2014.
Melhorias viárias repercutem na economia dos municípios
Eleito representante da regional junto à Comissão do Orçamento Regionalizado, Maurici Cavalheiro foi um dos que mais comemorou a inclusão da pavimentação da SC-350 entre as prioridades. A obra, disse, é uma reivindicação de 20 anos, tempo no qual foram obtidas melhorias e a estadualização da via.
O trecho de 42 quilômetros é denominado Rodovia dos Cavalheiros em homenagem ao seu avô, Francisco Lemos Cavalheiro, um dos primeiros a reivindicar as melhorias. "Esta estrada, após ser pavimentada, beneficiará cinco municípios, constituindo-se em importante alternativa de tráfego na região, pois encurtará em 40 quilômetros o trecho entre Abelardo Luz e Passos Maia, diminuindo, consequentemente, o custo do transporte dos nossos produtos".
Outras obras priorizadas, a pavimentação de trecho da SC-154 e a terraplenagem e pavimentação do contorno leste de Xanxerê, devem contribuir até mesmo para aumentar a qualidade de vida na região, defendeu o vereador de Xanxerê Vilson Martins dos Santos. Ele explicou que com as melhorias viárias, os produtores rurais e as agroindústrias, bem como o comércio das cidades, faturam mais, o que acaba repercutindo no caixa das prefeituras, sobrando mais recursos para investir nas áreas prioritárias.
"Esta é uma região onde se sobressai o agronegócio e precisa de investimentos para facilitar o escoamento da produção. Isto gera um incremento nas economias locais, dando autonomia aos municípios, para poder aplicar mais recursos em educação, saúde e segurança pública", afirmou o parlamentar.
A regional é composta pelos municípios de Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Ipuaçu, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, São Domingos, Vargeão, Xaxim e Xanxerê. Participaram da audiência os deputados Gilmar Knaesel (PSDB), Sargento Amauri Soares (PDT), Mauro de Nadal (PMDB), Narcizo Parizotto (DEM), Marcos Vieira (PSDB), Mauricio Eskudlark (PSD), Dirceu Dresch (PT) e Valmir Comin (PP); o secretário-executivo de Articulação Estadual Gelson Sorgato; o secretário da SDR de Xanxerê, Carlos Augustinho Colatto; o prefeito de Xanxerê, Ademir José Gasparini.
Agência AL
Saiba Mais
- Orçamento Regionalizado é ponto comum entre as bancadas da Assembleia
- Orçamento Regionalizado - Xanxerê, SC
- Regional de Palmitos busca investimentos para evitar êxodo da população rural
- SDR de Palmitos quer obras que incentivem a agricultura e indústria
- São Lourenço do Oeste e Quilombo priorizam educação e agricultura
- São Lourenço do Oeste e Quilombo priorizam ações nas áreas da educação e agrícola
- SDR de Dionísio Cerqueira aponta obras prioritárias para a região
- Dionísio Cerqueira prioriza ações que alavanquem desenvolvimento regional
- SDR de São Miguel do Oeste mobilizada pelo asfaltamento da SC-170
- Cidades da SDR de São Miguel do Oeste participam de audiência pública do Orçamento Regionalizado
- Itapiranga recebe primeira audiência pública do Orçamento Regionalizado
- Itapiranga prioriza segurança pública e revitalização de praças