Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/05/2013 - 14h18min

Dionísio Cerqueira prioriza ações que alavanquem desenvolvimento regional

Imprimir Enviar
Audiência reuniu dezenas de pessoas na Câmara de Dionísio Cerqueira. FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

Localizados perto da fronteira com a Argentina, os municípios de Anchieta, Guarujá do Sul, Palma Sola, Princesa, São José do Cedro e Dionísio Cerqueira reivindicam para o orçamento estadual do próximo ano ações que promovam o desenvolvimento econômico da região. Foram priorizadas políticas de apoio à pequena e média empresa, à estruturação das áreas industriais e empresariais e à implantação de um centro de distribuição para atender às cadeias produtivas agrícola, moveleira e têxtil.

A solicitação foi feita na manhã desta terça-feira (14) em audiência pública realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Dionísio Cerqueira. O evento, promovido pela Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Finanças e Tributação e da Coordenadoria do Orçamento Estadual, faz parte de um ciclo de audiências públicas para levantar as demandas regionais. Os dados obtidos farão parte da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2013 e Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício 2014.

Apoio ao desenvolvimento
Em meio a uma série de obras citadas pelas lideranças dos municípios que compõem a regional, o prefeito de Dionísio Cerqueira, Altair Cardoso Rittes, afirmou não fazer sentido escolher ações que não contribuam para o desenvolvimento da região como um todo. Eleito representante da regional junto à Comissão Organizadora do Orçamento Regionalizado, Rittes ficará incumbido de acompanhar a inclusão no orçamento estadual das demandas elencadas: a criação de políticas de apoio a pequena e média empresa na região, a estruturação das áreas industriais e empresariais e a implantação de um centro de distribuição para atender as cadeias produtivas agrícola, moveleira e têxtil.

Ele afirmou ainda que foi solicitada uma alteração em outra ação, a estadualização da ligação entre os municípios de São José do Cedro, Palma Sola, Princesa e Dionísio Cerqueira, que já constava no orçamento estadual. A modificação tem por objetivo garantir também a pavimentação da via. "Uma das nossas maiores necessidades é assegurar a pavimentação destas vias, o que contribuirá para manter as indústrias na região", disse.

A decisão contou com o apoio do presidente da Câmara de Vereadores do município, Gilberto Selzler, que defendeu o aumento dos investimentos estaduais como forma de desenvolver a região. "Durante anos fomos vistos apenas como uma região de fronteira, necessária apenas para servir tampão entre o estado e o país vizinho. Devemos pensar em nova perspectiva de desenvolvimento, fomentando as cadeias produtivas e da infraestrutura necessária".

Alexandre Back
Agência AL

Voltar