Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Sala de Imprensa


Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/11/2022 - 13h59min

Resumo da semana na Assembleia (De 14 a 18 de novembro)

Imprimir Enviar
Governador Eleito, Jorginho Mello, visita a ALESC
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

A Assembleia Legislativa promoveu nesta semana duas audiências públicas, uma para debater investimentos no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen de Itajaí e outra, em Urussanga, para discutir a implantação de uma escola cívico-militar no município. Já em plenário, dois projetos que atualizam a legislação referente ao Calendário Oficial de Eventos do Estado foram aprovados. Outro destaque foi a visita do governador eleito Jorginho Mello à Assembleia Legislativa. Em conversa com o presidente e com líderes de partidos, disse que pretende manter um diálogo aberto com a Casa. Leia nosso resumo e bom final de semana.

PLENÁRIO

Aprovados PLs que atualizam legislação sobre calendário oficial de eventos

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou dois projetos de lei (PLs) que atualizam a legislação referente ao Calendário Oficial de Eventos do Estado de Santa Catarina. As propostas, de autoria da Mesa Diretora da Alesc, seguem para sanção do governador. Leia a matéria completa aqui

Deputados denunciam censura e falam de reunião da PMSC com STF

Parlamentares denunciaram censura a jornalistas e políticos, assim como possível reunião entre a cúpula da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) durante sessão da Assembleia Legislativa. Leia aqui

SANTA CATARINA

Governador eleito sinaliza interesse em estreitar relações com a Alesc

O governador eleito de Santa Catarina, Jorginho Mello, visitou a Assembleia Legislativa e, em conversa com o presidente do Parlamento, deputado Moacir Sopelsa,  e com líderes de partidos, o próximo chefe do Poder Executivo disse que pretende manter um diálogo aberto com a Casa, e exercer um mandato harmônico com os poderes constituídos. Acompanhe mais detalhes aqui

RECONHECIMENTO

Alesc homenageia personalidades e instituições na próxima segunda-feira

A Assembleia Legislativa promove, no dia 21, às 19h, sessão solene para a outorga da Comenda do Legislativo Catarinense, maior distinção do Parlamento catarinense e homenageia as personalidades e instituições que se destacaram por seu compromisso social e empreendedorismo em prol de Santa Catarina. Conheça os nomes dos homenageados.

EVENTOS

Audiência pública debaterá situação do Hospital Marieta Konder Bornhausen

A Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa promoveu na Câmara de Vereadores de Itajaí uma audiência pública para debater e buscar esclarecimentos sobre recursos financeiros destinados e investimentos realizados no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. Leia aqui.

Alesc destaca os 40 anos do Conselho Estadual de Entorpecentes

Os 40 anos do Conselho Estadual de Entorpecentes de Santa Catarina (Conen/SC) foram comemorados em uma sessão especial da Assembleia Legislativa. No evento, realizado no plenário do Parlamento, foi destacada a relevância da entidade que, de forma voluntária, é um dos pilares do enfrentamento das drogas no Estado. Leia o texto completo.

Urussanga vai debater implantação de escola cívico-militar no município

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa promoveu uma audiência pública em Urussanga para debater a implantação de uma escola cívico-militar no município. Acompanhe

DEPUTADOS

Conheça mais de alguns dos Parlamentares eleitos para a próxima legislatura

O deputado José Milton Scheffer terá duas áreas de atuação principais em seu quarto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa, a partir de 2023. Uma delas é a busca pela criação de uma política estadual de cirurgias eletivas e a outra é o fortalecimento da agricultura com maior sustentabilidade.

Já o sargento da Polícia Militar, Carlos Henrique de Lima, que foi reeleito com 71.185 votos, o quarto mais votado no Parlamento garante que pretende continuar atuando com transparência e dedicação em seu trabalho parlamentar. 

O administrador de empresas e pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular, Jair Miotto, foi reeleito para o segundo mandato, tendo como meta ampliar o atendimento à população catarinense e legislando em prol do crescimento econômico e social do estado. 

O advogado e empresário Ivan Naatz afirma que os 45.304 votos recebidos no pleito de 2022, mais que o triplo do alcançado em 2018, apontam uma aprovação da população ao seu primeiro mandato e o incentivam a intensificar a atuação no Parlamento estadual no período 2023-2026.

PREMIAÇÃO

Presidente da Alesc destaca importância da conquista de prêmio pelo PAB

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moacir Sopelsa, destacou a importância da conquista do Prêmio Assembleia Cidadã. A premiação aconteceu pelo Programa Antonieta de Barros (PAB), que há 18 anos oferece estágios para jovens em situação de vulnerabilidade social.

LANÇAMENTO

Livro comemora trajetória de associação de oficiais militares

Há 23 anos a Associação Capitão Osmar Romão da Silva vem atuando na relação governamental e na construção de legislações em prol dos oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. A trajetória da entidade virou livro, de autoria da jornalista Ana Lavratti, lançado no hall da Assembleia Legislativa.

Patrícia Schneider de Amorim
Agência AL

Voltar