Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/05/2013 - 14h48min

Orçamento Regionalizado é ponto comum entre as bancadas da Assembleia

Imprimir Enviar
Parlamentares destacaram importância das audiências do orçamento. FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

Durante a audiência pública do orçamento em Xanxerê, nesta quinta-feira (16), o presidente da Comissão de Finanças, deputado Gilmar Knaesel (PSDB), fez um relato do entendimento que permitiu, ainda em 1997, a implantação no estado do Orçamento Regionalizado. À época, disse Knaesel, todos os deputados da casa abriram mão de realizar emendas individuais, repassando esta prerrogativa às regionais.

"Mudamos isso de forma muito democrática e transparente, com a participação de todos os deputados e, no momento de incluir as demandas locais no orçamento, não levamos em consideração cores partidárias, mas o que é mais importante para a região como um todo", afirmou Knaesel

O deputado Sargento Amauri Soares (PDT) afirmou que o instrumento é hoje consenso entre os parlamentares, pois permite uma aproximação maior do Parlamento estadual com a população. "Buscamos trabalhar de forma solidária, independentemente dos partidos políticos, principalmente no que é acordo. Mais audiências públicas, em mais cidades do estado significa poder ouvir mais pessoas. E os auditórios estão lotando em qualquer lugar que se vá, dando mais razão de ser para o nosso trabalho de deputado estadual", disse.

Ver o auditório tomado por pessoas, acrescentou Narciso Parizotto (DEM), demonstra que está sendo encontrado um rumo certo na realização das consultas regionais. "Não é brincadeira ver aqui mais de 80 pessoas, quando no passado eram apenas nove. As pessoas estão vindo cada vez mais, acreditando nesta proposta e temos a obrigação como representantes do povo, não só de inserir suas demandas no orçamento, mas também de lutar para concretizá-las".

Aos poucos, ressaltou Mauro de Nadal (PMDB), está sendo criada no estado a cultura da participação e a população vem participando cada vez mais, ainda que por meio de seus representantes. O parlamentar aconselhou, entretanto, que as lideranças locais fomentem debates e consultas prévias entre a sociedade para que as audiências públicas do Orçamento Regionalizado se tornem ainda mais produtivas.

"Embora não seja uma ferramenta nova, o Orçamento ainda está em implantação. Precisamos aprender a discutir estes temas previamente nas comunidades para depois trazê-las às audiências públicas. Acredito que este seja o próximo direcionamento a ser dado", disse.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar