Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/07/2013 - 13h57min

Qualidade do suíno de SC atrai produtores de todo o país

Imprimir Enviar
53 suínos foram ofertados no leilão realizado na Expo Concórdia. FOTOS: Fábio Queiroz/Agência AL

Com inúmeras atrações, o leilão de suínos da Expo Concórdia 2013, realizado na tarde deste sábado, atraiu diversos visitantes para o Parque de Exposições de Concórdia. O evento reuniu aproximadamente 150 pessoas e contou com a participação de suinocultores de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Bahia e Sergipe.

Segundo os organizadores, a iniciativa reaquece a tradição de mais de 54 anos de história da suinocultura no Brasil, em especial a catarinense, considerada a pioneira no setor. Ao todo, 53 animais participaram do leilão, que destaca a alta qualidade genética dos suínos catarinenses, reconhecida em todo o país, atraindo os produtores de outros estados a conhecerem e adquirirem animais oriundos de Santa Catarina, com genéticas da Granja Suruvi, Granja Bagdá, Granja Rio do Peixe e Embrapa Suínos e Aves.

Os deputados Moacir Sopelsa (PMDB) e Neodi Saretta (PT), que são de Concórdia, acompanharam o leilão. Saretta destacou que por se tratar de uma região produtora de alimentos, o Oeste se preocupa não apenas com a produção, mas com as questões ambientais. “Nosso município vem investindo muito na tecnologia de tratamento dos dejetos dos suínos voltados para preservação do meio ambiente. Só assim conseguiremos continuar produzindo alimentos para o Brasil e para mundo”, pontuou. Já Sopelsa salientou que, além de engrandecer o município, o leilão mostra a pujança da região que acrescenta na economia do Estado, com a pecuária de leite, de corte, a suinocultura e avicultura.  

Presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, Losivanio Luiz Lorenzi destaca que o leilão é a prova viva do esforço dos suinocultores e da excelência do setor no estado. “Com a certificação e livre da febre aftosa, a carne suína produzida em Santa Catarina possui um grande diferencial, fortalecendo o setor e que timidamente vai ganhando espaço na exportação para o Japão”, frisou.

Na opinião do presidente da JF Agropecuária da Bahia, Júlio Faria, que representou os produtores de suínos de cinco estados, o evento representa adquirir conhecimento e tecnologia adotadas em Santa Catarina, berço da suinocultura. “Atualmente os estados do Nordeste e Centro Oeste têm buscado melhorar o plantel de tecnologia de genética encontrado aqui. Temos parcerias no estado, com a granja Bagdá, onde levamos animais daqui para a Bahia por alcançarem o primeiro lugar em qualidade, além de contar com o apoio da Embrapa e ser considerada a melhor genética do país”, destacou.

Suinocultura em Santa Catarina
Segundo dados da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, atualmente existem oito mil produtores de suínos em Santa Catarina. Considerada o berço da suinocultura no estado, Concórdia possui cerca de 400 mil cabeças de suínos.

Ao ano, Santa Catarina produz 800 mil toneladas de carne suína. Desse montante, 200 mil são exportadas, 200 mil são consumidas pelos catarinenses e 400 mil são distribuídas no resto do país.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar