Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/07/2013 - 17h50min

Expo Concórdia: encontro discute importância do orçamento participativo

Imprimir Enviar
Encontro reuniu representantes de municípios dos três estados do Sul do Brasil. FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

A importância do orçamento participativo para os municípios foi debatida nesta segunda-feira (22) durante um encontro que reuniu representantes de cidades dos três estados da Região Sul, em Concórdia, no Meio Oeste catarinense. O evento fez parte da programação da Expo Concórdia 2013, realizada no Parque de Exposições do município.

O orçamento participativo é o instrumento pelo qual a população decide onde serão aplicados os recursos do orçamento municipal e quais são as prioridades da cidade. De acordo com a coordenadora da Rede Brasileira de Orçamento Participativo, Kátia Lima, o objetivo do encontro foi estimular a troca de experiências entre os municípios que utilizam esse instrumento e a adesão das cidades à rede brasileira.

Os participantes do encontro receberam informações sobre o funcionamento do orçamento participativo nas cidades de Guarulhos (SP) e Canoas (RS), que expuseram suas experiências. Ao término do evento, os municípios interessados assinaram termos de adesão ao orçamento participativo.

Segundo Kátia Lima, além de permitir a participação direta da população na tomada de decisões, esse formato de orçamento possibilita que os gestores municipais cometam menos erros na aplicação dos recursos públicos. “As pessoas se sentem fazendo parte da cidade e passam a confiar mais em seus governantes. Mesmo para aquelas cidades que tenham pouca capacidade de investimento, a aplicação dos recursos será mais eficiente”,

Kátia, que também é diretora do Departamento do Orçamento Participativo de Guarulhos, afirma que, juntamente com a destinação dos recursos, o orçamento participativo deve tratar do planejamento estratégico da cidade em longo prazo e dar voz aos segmentos mais excluídos da população.

Exemplo
“O orçamento participativo é um dos maiores instrumentos que a população tem participação num governo”, resumiu o deputado Neodi Saretta (PT), que participou da abertura do encontro. Ele citou o exemplo de Concórdia, que implantou o modelo em 2001, no primeiro ano do primeiro mandato de Saretta à frente da prefeitura. Nos oito anos em que governou Concórdia, segundo Saretta, foram  executadas 1.182 obras por meio do orçamento participativo.

“Governos modernos são aqueles que sabem escutar o que a população quer. Nas recentes manifestações de rua, as pessoas demonstraram que querem ser ouvidas e o orçamento participativo é um excelente instrumento para isso”, disse Saretta.

O prefeito de Concórdia, João Girardi (PT), afirmou que o orçamento participativo também é um meio de prestar contas à população. “Você expõe para a comunidade de onde vem os recursos, o prazo para a execução das obras e, caso elas não sejam executadas, explica o porquê. Isso dá mais credibilidade ao processo e permite que o governante erre menos”, disse.

Expo Concórdia 2013
Considerada uma das principais feiras multissetoriais de Santa Catarina e do Sul do Brasil, a Expo Concórdia prossegue até o dia 29 de julho, no Parque de Exposições de Concórdia. De acordo com a Comissão Central Organizadora (CCO), só nos dois primeiros dias de festa (sábado e domingo), cerca de 27 mil pessoas visitaram a feira.

Para esta terça-feira (23), além dos expositores, dos shows musicais e da Mostra da Agricultura Familiar, dois eventos estão programados. Às 9 horas, ocorre o Seminário Macrorregional de Aquicultura e Pesca, no Centro de Eventos do Parque de Exposições. Às 18 horas, no mesmo local, a Câmara Municipal de Concórdia realiza sua sessão ordinária.

Mais informações em www.expoconcordia.com.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar