Festa Nacional do Leitão Assado reúne centenas de pessoas na Expo Concórdia
A carne suína foi a principal atração do segundo dia da Expo Concórdia 2013. Neste domingo (21), centenas de pessoas se reuniram ao redor das churrasqueiras e dos fornos instalados no Parque de Exposições de Concórdia para degustar os leitões preparados para a 28ª edição da Festa Nacional do Leitão Assado (Fenal), uma das principais atrações de exposição.
Segundo Cezar Pellizzaro, coordenador do concurso, 200 equipes se inscreveram neste ano. Elas foram divididas em três categorias: Porco em Pedaços Assado na Churrasqueira, Porco a la Concórdia Assado na Churrasqueira e Porco Assado Inteiro no Forno. A estimativa é que oito toneladas de carne suína tenham sido consumidas durante a disputa.
A comissão organizadora disponibilizou 128 churrasqueiras e 26 fornos, além de 46 locais para que as equipes pudessem instalar churrasqueiras ou fornos móveis. Os participantes tiveram que madrugar para entregar aos pratos a tempo do julgamento, realizado por volta das 11h30. A equipe da Embrapa, por exemplo, colocou um leitão inteiro no forno por volta das 4h45. Quase sete horas depois, o assado estava pronto para ser degustado e julgado.
Numa sala repleta de mesas, separadas em cada uma das três categorias, 43 julgadores apreciavam os pratos. Deveriam fazer suas escolhas com base em três quesitos: uniformidade do cozimento, aroma e paladar. O frei Luiz Toigo era um dos jurados. Dos quatro pratos que experimentou, teve que escolher um. “É uma escolha difícil. Tem que sentir o gosto, o aroma, ver pela aparência. Tem que ter um tempero que não tire o gosto característico da carne”, afirmou.
Além da escolha dos assados mais saborosos, houve ainda uma premiação especial com base na apresentação e na ornamentação dos pratos. Ao todo, foram distribuídos R$ 1.150,00 em prêmios, entregues do 1º ao 5º lugar para cada categoria, além de R$ 100 para cada um dos três melhores pratos ornamentados de cada uma das três categorias. A relação completa dos vencedores pode ser conferida aqui.
Mais participantes
Durante a premiação, o prefeito de Concórdia, João Girardi (PT), anunciou que o número de inscrições para a próxima edição da Fenal passará para 250. Neste ano, 200 inscrições foram permitidas, devido à limitação no número de fornos e churrasqueiras. As vagas foram preenchidas poucas horas após a abertura das inscrições. “Queremos aumentar as participações nessa festa que, além de possibilitar a confraternização entre os participantes, colabora para a suinocultura, uma das bases da nossa economia”.
O deputado Neodi Saretta (PT) participou da entrega dos troféus às melhores equipes. O representante da equipe vencedora da categoria Porco Assado Inteiro no Forno, Vilmar Waruck, comemorou a conquista inédita. “Tão importante quanto essa conquista é a oportunidade da gente poder confraternizar com a família e os amigos”, disse.
História
O deputado Moacir Sopelsa (PMDB) conta que a Fenal nasceu de uma crise da suinocultura, na década de 70. Para chamar a atenção das autoridades para os problemas da época, os suinocultores de Concórdia ousaram: soltaram um porco, amarrado num paraquedas, sobre o Parque de Exposições do município, em protesto contra a crise.
“De lá pra cá, a festa ficou cada vez maior. Isso ajuda a divulgar a qualidade da carne suína, mostra que ela pode fazer bem à saúde, e ajuda a desenvolver o nosso agronegócio”, afirmou Sopelsa.
Agência AL