Expo Concórdia: Mostra da Agricultura Familiar reúne 23 cooperativas
Vinte e três cooperativas de 20 cidades da região do Alto Rio Uruguai participam da 6ª Mostra da Agricultura Familiar, realizada durante a Expo Concórdia 2013, no Parque de Exposições do município. A mostra é uma oportunidade para que as agroindústrias familiares exponham seus produtos e fortaleçam as pequenas propriedades rurais, tão importantes para a economia catarinense.
De acordo com o coordenador da mostra, Cristiano Trombetta, o foco principal dos participantes é expôr os produtos e colocá-los no mercado. As pequenas agroindústrias familiares fabricam doces, pães, biscoitos, queijos, embutidos, além de artesanato e flores. Neste ano, segundo Trombetta, a expectativa é movimentar em torno de R$ 200 mil, o dobro do que foi gerado na última edição da mostra, em 2011.
“Mas o importante aqui não é a movimentação financeira, os negócios gerados. É a possibilidade de mostrar os produtos, divulgar as marcas e aumentar a clientela dessas famílias”, explica o coordenador. Segundo ele, a estrutura para a realização da mostra é oferecida gratuitamente pela Prefeitura de Concórdia. Em contrapartida, as cooperativas têm que disponibilizar produtos para degustação e apreciação do público, de forma gratuita.
Todas as cooperativas que participam da mostra são ligadas à Central de Cooperativas da Agricultura Familiar (Cecaf). Essa entidade oferece apoio jurídico e administrativo às cooperativas , além de auxiliar em questões como desenvolvimento de rótulos dos produtos, confecção de códigos de barras, entre outros.
Uma das cooperativas presentes é a Coppropi, do município de Piratuba. De acordo com Marciane Sartori, funcionária da cooperativa, 106 famílias são associadas. Elas produzem principalmente pães, queijos e grãos. “A Expo Concórdia é importante. A gente percebe que a cada mostra aumenta a procura. Pessoas que compram nossos produtos aqui ligam depois interessadas em comprar mais”, disse.
Além da comercialização dos produtos, a Mostra da Agricultura Familiar oferece um café colonial aos visitantes. Ao preço de R$ 18 por pessoa, o público pode apreciar doces, biscoitos, pães e outros produtos alimentos produzidos pelos cooperados.
Visita
O governador Raimundo Colombo (PSD) esteve na Expo Concórdia na noite desta terça-feira (23). Ele caminhou pelo Parque de Exposições, acompanhado do prefeito de Concórdia, João Girardi, do vice-prefeito Neuri Santhier e do deputado Neodi Saretta (PT). Colombo participou também da sessão ordinária da Câmara Municipal de Concórdia, que foi realizada nas dependências do Parque de Exposições.
Mais informações sobre a Expo Concórdia 2013 no site www.expoconcordia.com.
Agência AL