Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Especial

A Agência de Notícias da Assembleia Legislativa preparou uma série de reportagens especiais sobre os personagens da história de Santa Catarina que emprestam os seus nomes aos ambientes da Alesc. O “Personalidades do Parlamento” traz detalhes sobre a vida e o papel que esses personagens tiveram na construção do passado e do presente do estado catarinense.

Esta reportagem conta, com base no relato da família, a trajetória de Osni Régis, ex-prefeito de Lages e deputado estadual e federal. Desde março de 1991, é ele quem dá o nome ao plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, palco de debates e votações que mexem com os destinos do Estado.

Nascido em Florianópolis, Osni Régis iniciou a carreira política em Lages, onde foi professor. Na Capital, foi professor concursado de Sociologia, Filosofia e História, além de professor de pós-graduação em Direito e em Ciências Sociais da UFSC.

Poliglota, autodidata, leitor assíduo de jornais e livros, Osni também empresta o seu nome a duas bibliotecas em Florianópolis: a do Centro de Ciências Jurídicas da USFC e a uma particular, em Florianópolis, que a família mantém com mais de 15 mil obras no acervo, abertas à consulta pública.

  • Ney Bueno
    Reportagem
  • Fotografia
    Rodolfo Espínola e Arquivo Familiar
  • Arte
    Gabriela Menegazzo
  • Edição
    Marcelo Espinoza
  • Coordenação da Agência AL
    Nikolas Stefanovich
  • Direção de Comunicação Social da Alesc
    Lúcia Helena Vieira