Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
Publicado em 14/10/2022

Uma biblioteca de cinema para atender os leitores

Imprimir Enviar
Biblioteca Prof. Osni Régis, com mais de 15 livros, e que está aberta ao público na Capital

No Centro de Florianópolis, o charme da Biblioteca Professor Osni de Medeiros Régis, que reúne um acervo de mais de 15 mil livros, começa pela sua história. Apaixonado por leitura, o ex-deputado, que chegava a ler quatro livros ao mesmo tempo, nacionais e estrangeiros, assistiu ao filme My Fair Lady, estrelado por Audrey Hepburn, e resolveu construir em sua casa uma pequena semirréplica da biblioteca que aparece no filme.

O filme conta a história de Eliza Doolittle, uma mendiga que vende flores pelas ruas escuras de Londres. Em uma dessas rotineiras noites, ela conhece um culto professor de fonética, Henry Higgins, e sua capacidade de descobrir muito sobre as pessoas apenas através de seus sotaques. Quando ouve o horrível sotaque de Eliza, aposta com o amigo Hugh Pickering, que é capaz de transformar uma simples vendedora de flores numa dama da alta sociedade, num espaço de seis meses. A obra recebeu em 1965 o Oscar em oito categorias: Filme, diretor, ator (Rex Harrison), direção de arte, fotografia, figurino, trilha sonora e som.

Retrato de Osni Régis, na biblioteca que leva seu nomeDepois da morte de Osni Régis, em 1991, a família do ex-deputado decidiu abrir o espaço ao público e criou a Fundação Prof. Osni Régis, que banca a manutenção de tudo com recursos próprios, explica a filha e presidente do conselho curador da fundação, Maria Isabel Régis.

Para quem estuda Direito, há muitos títulos considerados raros e vários estudantes de outros estados buscam acesso a essas obras. Há também os clássicos literários brasileiros e estrangeiros – franceses, latinos, gregos, uma prateleira toda de Agatha Christie e muitas raridades. Entre elas, a História da Literatura Ocidental, de Otto Maria Carpeaux, em sete volumes, uma pequena autobiografia de Ferreira Gullar, cartas eróticas de James Joyce para a mulher, as obras completas de Tomás de Aquino, Karl Marx e números de revistas, como a francesa Les Temps Modernes, fundada por Jean-Paul Sartre.

Isabel conta que os livros foram adquiridos pelo pai em viagens pela Europa, EUA e que foram comprados como professor em Lages e em Florianópolis. O acervo conta ainda com obras adquiridas por sua mãe, que também era professora de literatura e poesia. “A biblioteca foi criada com o objetivo de socializar o conhecimento”, enfatiza. Ela reforça que o “livro é para ser lido, deixá-lo parado na estante não é o objetivo”.

Ela lamenta que a biblioteca tenha tão poucos visitantes. “Quando vem alguém é mais pra pesquisar na área de literatura e direito”. Ela lembra que quando criança chegavam caixotes de livros comprados no exterior. O lema do local é uma biblioteca de clássicos.

A Biblioteca Prof. Osni Régis fica na Avenida Mauro Ramos, nº 1.344, no Centro de Florianópolis. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas. Mais informações pelo telefone (48) 3223-4833.

Voltar