Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/02/2019 - 06h57min

Zé Milton volta a cobrar recuperação da Barragem do Rio Leão

Imprimir Enviar
Zé Milton voltou a cobrar do governo ações de recuperação da Barragem do Rio Leão, em Jacinto Machado.
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Desde 2017, o deputado Zé Milton Scheffer (PP) vem alertando o governo do Estado para a realização de obras de manutenção da Barragem do Rio Leão, em Jacinto Machado.

Nesta semana Zé Milton, no uso da tribuna na Assembleia Legislativa, voltou a cobrar do governo ações de recuperação da barragem, passando para os demais parlamentares um vídeo com os principais problemas estruturais e o laudo que ele solicitou ao Deinfra que confirma a necessidade de recuperação e manutenção da barragem.  “Não se pode falar em desastre, quando é possível evitar. Há anos estamos alertando sobre os desgastes dos equipamentos, da área que desbarrancou e dos vazamentos que surgiram. O governo precisa tomar medidas emergenciais”, declarou Zé Milton. 

Dentre os problemas citados pelo parlamentar estão problemas na válvula das comportas, vazamentos abaixo da barragem e na válvula de dispersão, desgastes na estrutura e área da taipa que desbarrancou.

Construída em 1998, a Barragem do Rio Leão tem capacidade de armazenamento de 12 milhões de m3, beneficiando mais de 6,5 mil pessoas das 750 pequenas propriedades localizadas nos municípios de Jacinto Machado, Santa Rosa do Sul e Praia Grande. Porém, tal finalidade está comprometida já que em duas décadas de existência a barragem nunca houve trabalho de manutenção da estrutura  e dos equipamentos ali instalados. “Estamos cobrando ações para evitarmos que as famílias dos municípios adjacentes sejam prejudicadas. Conseguimos o estudo do Deinfra. Agora precisamos do apoio desta Casa para conseguirmos os recursos e a barragem seja recuperada urgentemente”, defendeu Zé Milton.

 

Fernando Silveira

Assessor de comunicação do gabinete do deputado José Milton Scheffer
(48) 8870.0829 - 3221.2878

Acompanhe José Milton Scheffer


José Milton Scheffer
Voltar