Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Especial

A Agência de Notícias da Assembleia Legislativa preparou uma série de reportagens especiais sobre os personagens da história de Santa Catarina que emprestam os seus nomes aos ambientes da Alesc. O “Personalidades do Parlamento” traz detalhes sobre a vida e o papel que esses personagens tiveram na construção do passado e do presente do estado catarinense.

Esta reportagem conta a trajetória de Ernesto Meyer Filho, um dos principais artistas plásticos catarinenses. Desde 1999, ela dá nome à galeria de artes situada no hall do Palácio Barriga Verde, um dos espaços mais nobres do Legislativo catarinense.

Nascido em Itajaí, Meyer Filho foi funcionário de carreira do Banco do Brasil, mas foi nas artes que se destacou. Autodidata nos estudos do desenho, de pintura e de história da arte, começou sua trajetória artística como ilustrador e chargista de revistas e jornais.

Foi um dos principais disseminadores das artes modernas catarinenses, com vasta obra entre os anos 1950 e 1980. Ousado e atrevido para a época, pintou galos fantásticos, quintais catarinenses e seres extraterrestres, além de paisagens. Uma de suas marcas registradas era o fato de se considerar um Embaixador de Marte na Terra.

  • Ney Bueno
    Textos
  • Gabriela Menegazzo
    Arte
  • Marcelo Espinoza
    Edição
  • Nikolas Stefanovich
    Coordenação da Agência AL
  • Lúcia Helena Vieira
    Direção de Comunicação Social da Alesc