Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/04/2024 - 17h09min

Lideranças buscam solução para conclusão da subestação de energia de Araranguá

Imprimir Enviar
Deputado José Milton Scheffer e lideranças de Araranguá em reunião na Celesc

Para tratar da tão esperada conclusão da Subestação de Araranguá, o deputado Zé Milton (PP), com a participação dos presidentes da Aciva, Édio Kunhasky Junior, da CDL, Dalva Maria Machado Leme, vereadores Nelson Soares da Silva Neto e Luiz da Farmácia, e lideranças locais, estiveram reunidos com o presidente da Celesc, Tarcísio da Rosa, nesta quarta-feira (10), na sede da empresa, em Florianópolis.

Na reunião, o presidente da Celesc informou que o principal motivo para o atraso é a descoberta de um loteamento que não estava previsto quando o projeto inicial da rede de energia foi elaborado e a licença ambiental foi concedida. Segundo Tarcísio, esse imprevisto tem dificultado o avanço das obras, já que a liberação para continuar está condicionada à construção da rede de energia.

“Quando foi realizado o projeto da rede e dada a autorização para a obra, não existia esse loteamento. Como ele foi liberado, agora estamos negociando as indenizações, o que fez com que fosse parada a obra, até que seja definido os valores de indenização", comentou o técnico da Celesc.

O presidente ainda acrescentou que inicialmente o prazo para conclusão é 2026, mas há a possibilidade de antecipação para 2025 caso as questões relacionadas às indenizações das áreas no loteamento sejam resolvidas. Para isso, ficou definido a formação de um grupo de trabalho com técnicos da Celesc, da Aciva, CDL, Câmara de Vereadores, que estarão na próxima semana em Araranguá, para buscar junto à Prefeitura e proprietários uma solução.

Com investimento total previsto de aproximadamente R$ 12 milhões, dos quais metade é destinada à construção da subestação e a outra metade às redes de abastecimento, a subestação será equipada com uma linha de transmissão em circuito duplo, um transformador de 26.600 kVA e quatro saídas para alimentadores de distribuição. Ampliando em cerca de 50% a capacidade de entrega de energia elétrica, fundamental para impulsionar o crescimento econômico e social local.

“Hoje tivemos uma reunião positiva, onde foram esclarecidos os motivos da obra ter parado. Como também foram apresentadas propostas para buscarmos uma saída e que ela seja retomada. Vamos aguardar o resultado da reunião da próxima semana em Araranguá e aí darmos prosseguimento nas possíveis soluções para retomada e conclusão da subestação”, comentou Zé Milton.

Acompanhe José Milton Scheffer


José Milton Scheffer
Voltar