Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/11/2020 - 12h12min

Sargento Lima pede ao MP que investigue atos no Cedup em Joinville

Imprimir Enviar
Deputado Sargento Lima (PSL). Foto: assessoria parlamentar.

Chegou às mãos do deputado Sargento Lima (PSL) o relato de uma situação grave no Cedup Dário Salles, em Joinville. Após sua assessoria jurídica analisar os documentos, ele encaminhou ao procurador-geral de Justiça, Fernando Comin, pedido para que o Ministério Público investigue as possíveis irregularidades na aplicação do dinheiro fruto de mensalidades e taxa matrícula paga pelos alunos.

Conforme o parlamentar, é necessário fazer uma perícia contábil para averiguar o destino dos recursos. O colégio profissionalizante Cedup é gerido pela Cooperativa Escola dos Alunos, responsável pela manutenção e aquisição de materiais. Já o Estado se encarrega de fornecer as instalações e de pagar os professores. Pelos documentos, um terço das sobras de dinheiro estava sendo entregue aos docentes como uma espécie de salário extra, o que é proibido pelo estatuto da cooperativa. Quando há sobras de recursos, estes devem ser investidos, anualmente, em laboratórios, aquisição de materiais e até em fundo de reserva. 

O problema no Cedup de Joinville vem ocorrendo desde 2013. Além da distribuição irregular das sobras, estaria havendo recebimento de mensalidade em contas particulares, débitos vencidos declarados quitados, porém sem o devido pagamento, além demissões suspeitas, de funcionários que levantaram as possíveis ilegalidades. 

Quando o dinheiro extra deixou de ser pago aos professores, o ambiente ficou tenso no Cedup. Além disso, conforme foi relatado ao deputado Sargento Lima, há uma clara disputa política pelo controle da gestão da instituição.

Foram encaminhados ao Ministério Público comprovantes de transferência de dinheiro extra aos professores estaduais, tabela de recebimentos de 2012 a 2015, o estatuto da cooperativa, comprovantes de pagamento arrancados das fichas de mensalidades, entre outros documentos.

Voltar