Deputados convocam secretário para explicar distribuição de PMs
Os deputados Sargento Lima (PSL) e Kennedy Nunes (PSD) assinaram requerimento, nesta quinta-feira, convocando o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Charles Alexandre Vieira, para explicar aos parlamentares os critérios de distribuição de 500 novos Policiais Militares. Com base nas planilhas da Diretoria de Pessoal da PM, Sargento Lima entende que a destinação atendeu a pedidos políticos e não seguiu critérios técnicos.
Após aprovação da convocação em plenário, a data da reunião é definida em comum acordo. Nesta semana, Sargento Lima recebeu mais de uma dezena de reclamações de unidades da PM. Estas alertavam que há discrepância na distribuição, pois regiões maiores receberam menos agentes.
Pelas planilhas, Joinville, que tem 597,6 mil habitantes, receberá apenas 18 agentes, enquanto Itajaí, com 223,1 mil habitantes, terá 62 PMs a mais. Sargento Lima defende a distribuição por critério técnico, mas enfatizar que o governo deve ter seguido indicação política. Ele disse que irá dissecar a lista para verificar se houve, ou não, favorecimento. Itajaí, Blumenau e Balneário Camboriú, somadas, receberão 124 dos 500 PMs. No entanto, enfatizou, a população total destes três municípios, 730,6 mil pessoas, é pouco mais do que a de Joinville sozinha.