Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Sala de Imprensa


Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/03/2023 - 14h35min

Resumo da semana na Assembleia (De 27 de fevereiro a 03 de março)

Imprimir Enviar
SESSÃO ORDINÁRIA
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Esta semana, com a chegada do mês de março, o Parlamento, através da Bancada Feminina, lançou uma programação especial ao mês das mulheres. Ao longo dos próximos 30 dias serão realizados eventos voltados à celebração. A pauta também foi marcada por temas relevantes durante as sessões ordinárias, com destaque para obras de infraestrutura das escolas estaduais. Além dos debates em Plenário, também aconteceram reuniões das comissões, lançamento de Frente Parlamentar, Instalação de Fórum, Lançamento Literário e Ato Solene. Acompanhe nosso resumo e bom final de semana.

Mês da Mulher terá programação especial na Assembleia

A Bancada Feminina da Assembleia Legislativa de Santa Catarina preparou uma programação especial para o mês de março. Serão seis eventos, a maioria no Palácio Barriga Verde, sede da Alesc, em Florianópolis. No dia 8 de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a programação prevê a exibição de um vídeo com a caminhada pelos lugares da Capital por onde passou Antonieta de Barros, a primeira mulher a ser eleita deputada estadual em Santa Catarina. Leia a matéria completa aqui

Deputados denunciam condições precárias de escolas estaduais

A situação das unidades de educação no estado ganhou destaque esta semana durante os pronunciamentos dos parlamentares em Plenário. Segundo o deputado Oscar Gutz, de aproximadamente mil e duzentas escolas estaduais de Santa Catarina, pelo menos 900 apresentam problemas, algumas delas em estado deplorável. Acompanhe.

Túnel entre Navegantes e Itajaí e sistema prisional são destaques da sessão

A construção de um túnel ligando as cidades de Itajaí e Navegantes, além da possibilidade do Executivo chamar cerca de 450 novos policiais penais para atuarem no sistema prisional foram temas de destaque durante sessão ordinária. Veja.

Sessão tem proposta sobre ITCMD e projeto de lei feito pelo Chat GPT

O anúncio do protocolo de projeto de lei para parcelar em até 48 vezes o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) e de projeto para divulgar os estoques de medicamentos redigido pela inteligência artificial (IA) Chat GPT agitaram a sessão de quarta-feira (1) da Assembleia Legislativa. Leia a matéria completa da sessão. Saiba mais

Instalado Fórum para Preservação do Aquífero Guarani

Esta semana foi instalada na Assembleia Legislativa o Fórum para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais que desde 2004 realiza seminários e palestras em diversas regiões no Estado com enfoque na preservação dos recursos hídricos. Com a devida instalação, estão previstas ações para o período 2023-2027. Acompanhe.

Lançada na Assembleia a Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália

Com a presença de autoridades brasileiras e italianas, foi lançada esta semana, na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália. Composto por 13 deputados estaduais, o grupo quer estreitar as relações entre o estado e a Itália, visando parcerias e trocas de informações em várias áreas. Saiba mais aqui

Bancada do Oeste elege Marcos Vieira coordenador e aponta prioridades para 2023

A primeira reunião da Bancada do Oeste, realizada esta semana, elegeu o deputado Marcos Vieira coordenador do colegiado para 2023, além definir as ações prioritárias para o período. A bancada é um grupo de parlamentares que atuam em prol das demandas da região. As iniciativas foram apresentadas tanto por Marcos Vieira quanto pelos demais integrantes da bancada e apontam a mobilização por novas obras, mas também por projetos já em andamento. Veja

Comissão de Economia define principais temas a serem debatidos

A Celesc, a telefonia 5G, a indústria, o comércio, o fomento às startups e a maricultura serão os principais temas que a Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia da Assembleia Legislativa pretende debater nos próximos dois anos. As pautas foram trazidas pelo presidente do colegiado, deputado Jair Miotto, nesta semana. Acompanhe aqui

Blocos parlamentares e partidos definem seus líderes

As bancadas partidárias e os blocos parlamentares com representação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina já estão com os líderes definidos. Veja a lista.

Ato parlamentar solene celebra 16 anos da Igreja Mais de Cristo

Os 16 anos do Ministério da Igreja Mais de Cristo foram celebrados em noite de solenidade na Assembleia Legislativa.  Fiéis lotaram o auditório Antonieta de Barros, no evento proposto pelo deputado Jair Miotto. Atualmente, das 19 igrejas espalhadas pelo mundo, 16 estão localizadas no Brasil, duas na Europa e uma na América do Norte. Leia a matéria.

Empresa de turismo e estaleiro recebem moção de apaluso

A Barra Sul Turismo Náutico, de Balneário Camboriú, e o Estaleiro D’Leon, de Navegantes, receberam, esta semana, uma moção de aplauso da Assembleia Legislativa. A iniciativa partiu da deputada Paulinha, que atribuída à homenagem a coragem de empreender no ramo. Saiba mais.

Assembleia sedia o lançamento da Semana da Cerveja Brasileira

A Assembleia Legislativa sediou o lançamento da Semana da Cerveja Brasileira, que acontece entre os dias 5 e 11 de março, no Parque Vila Germânica, em Blumenau. O ato aconteceu no hall do Palácio Barriga Verde, em Florianópolis.

Livro sobre o rio Uruguai é lançado na Assembleia

Foi lançado nesta semana o livro “Peregrinos do Rio” que contou com o apoio da União dos Parlamentares do Mercosul (UPM) e do Fórum Permanente de Conservação e Uso Racional do Rio Uruguai. Organizado pelo ambientalista argentino José Antonio Persigo, presidente do Fórum, a obra reúne artigos de mais de 50 autores do Brasil, Argentina e Uruguai, escritos na língua de origem.

Livro aborda superação para pessoas ostomizadas

Missionária e palestrante motivacional, Candinha Jorge de Almeida lançou, esta semana, no Hall da Alesc, o livro “Superação e amor à vida”. A obra aborda a superação para pessoas ostomizadas.

Alesc conta com novo sistema para tramitação de matérias 100% digital

A Alesc implantou neste ano um novo sistema para tramitação das matérias legislativas, como projetos de lei, requerimentos, ofícios, entre outros. Trata-se do e-Legis, fruto de um termo de cooperação assinado com a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, que cedeu gratuitamente o sistema ao Parlamento catarinense. Saiba mais aqui.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar