Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/03/2023 - 18h56min

Instalado Fórum para Preservação do Aquífero Guarani

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro Baldissera permanece na coordenação do Fórum
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Atuante na Assembleia Legislativa desde 2004, com seminários e palestras em diversas regiões no Estado com enfoque na preservação dos recursos hídricos, o Fórum para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais foi instalado nesta quarta-feira (1º) para as ações do período 2023-2027.

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) continua à frente dos trabalhos e conta com a participação da deputada Paulinha (Podemos) e dos deputados Fabiano da Luz (PT), Julio Garcia (PSD), Marcius Machado (PL), Marquito (Psol), Neodi Saretta (PT) e Rodrigo Minotto (PDT).

Padre Pedro destacou que o primeiro passo é formar um grupo para o planejamento das atividades e debates dos próximos anos. “Precisamos de ações práticas em prol de uma vida mais sustentável. As questões climáticas e ambientais nos trazem grandes desafios. Dos debates do Fórum aprovamos lei com a marcação em pontos do Estado onde o Aquífero Guarani aflora, com os cuidados específicos nos espaços de recarga do aquífero.”

Geólogo e professor emérito da UFSC, Luiz Fernando Scheibe elogiou a iniciativa e exaltou a integração dos fóruns do Aquífero Guarani e do rio Uruguai, pregando uma nova forma de vida: menos consumista e mais voltada à natureza. “Precisamos mudar a perspectiva econômica de exportar ração, combatendo a fome que assola milhões de brasileiros.”

Com o questionamento “Em que momento do dia pensamos em água?”, o pesquisador argentino José Antonio Pérsigo, que nesta terça-feira (28) lançou o livro “Peregrinos do rio”, que abrange diferentes visões sobre o rio Uruguai, alertou para a necessidade urgente do uso racional da água. “Apesar da seca que assola a minha região, o consumo é exagerado, diariamente não cuidamos da água.”

O ex-ministro da Pesca, José Fritsch, informou que o governo federal anunciou nesta semana a disposição de incentivar os bioinsumos para diminuir o uso de agrotóxicos. “Uma boa notícia. Todos os municípios de Santa Catarina sofrem com os resíduos de agrotóxicos e isso está associado à qualidade da água.”

Participam também do encontro integrantes do Fórum de Combate a Agrotóxicos e Transgênicos, o geógrafo Luciano Henning e o historiador Marcos Aurélio Espíndola, ambos do grupo de pesquisa do Fórum.

Rubens Vargas
Agência AL

Voltar