Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/02/2023 - 17h56min

Livro sobre o rio Uruguai é lançado na Assembleia

Imprimir Enviar
José Antonio Persigo, organizador do livro
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

Com o apoio da União dos Parlamentares do Mercosul (UPM) e do Fórum Permanente de Conservação e Uso Racional do Rio Uruguai, foi lançado nesta terça-feira (28), na Sala das Comissões, o livro “Peregrinos do Rio”.

Organizado pelo ambientalista argentino José Antonio Persigo, presidente do Fórum, a obra reúne artigos de mais de 50 autores do Brasil, Argentina e Uruguai, escritos na língua de origem. “É com muita alegria e emoção que volto a esta mesma sala onde criamos o Fórum há mais de 12 anos. Um grande esforço coletivo pela conservação do rio Uruguai. O livro reúne relatos das distintas situações de cada região do rio.”

Persigo afirmou que, mesmo durante a pandemia, contatos virtuais abordaram a urgência de preservar o rio chamando atenção da conduta dos cidadãos. “Foram muitas jornadas de sensibilização. Cito, como exemplo, as cavalgadas musicais, com apresentações nos três países para exaltar a importância do rio Uruguai.”

Responsável pelo capítulo 2 da obra, ele lembra da juventude na cidade de Concordia, na Argentina. “Há 40 anos eu entrava no rio com água pela cintura e via os meus pés. Hoje isso é impossível. Lá o conhecemos como o Baixo Uruguai.” Anunciou que o Fórum vai se reunir este ano em Colonia, Uruguai, na foz do rio, e em Chapecó, no Alto Uruguai.

Comissão de Turismo e Meio Ambiente
Como presidente recém eleito da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Casa, o deputado Marquito (Psol) foi o primeiro a receber de Persigo um exemplar do livro. “O rio Uruguai faz parte da Bacia do Rio da Prata, importante para a conservação dos recursos naturais da América Latina. Vamos acompanhar o Fórum pra garantir a biodiversidade, o direito de todos à água limpa. Estamos atrasados neste aspecto. Os povos originários tinham uma maior conexão com a natureza e viam o rio como um ser vivo.”

A deputada Luciane Carminatti (PT) também acompanhou a explanação do presidente do Fórum Permanente de Conservação e Uso Racional do Rio Uruguai.

Rubens Vargas
Agência AL

Voltar