Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/05/2013 - 13h32min

Regional de Maravilha busca o fortalecimento da Udesc na região

Imprimir Enviar
Maravilha recebeu audiência do Orçamento Regionalizado nesta quarta. FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

Após intensa negociação entre as lideranças municipais, foram definidas na manhã desta quarta-feira (15) as prioridades dos 14 municípios abrangidos pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Maravilha para o orçamento estadual de 2014. A expansão da unidade da Udesc em Pinhalzinho foi a obra mais solicitada, seguida da construção de uma casa de atendimento a idosos e da instituição de uma política de fomento à agricultura familiar e à produção orgânica.

O debate, realizado no Plenário da Câmara de Vereadores de Maravilha, faz parte de um ciclo de audiências públicas promovido pela Assembleia Legislativa, por intermédio da Comissão de Finanças e Tributação e Coordenadoria do Orçamento Estadual. As prioridades elencadas constarão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2013 e Lei Orçamentária Anual (LOA) 2013.

Fortalecimento da Udesc
Constituída pelos municípios de Saudades, Bom Jesus do Oeste, Flor do Sertão, Iraceminha, Modelo, Pinhalzinho, Romelândia, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, São Miguel da Boa Vista, Serra Alta, Sul Brasil e Tigrinhos, além de Maravilha, a regional passa por um momento de grande desenvolvimento, proporcionado principalmente pelos setores industrial e do agronegócio, afirmou o secretário regional Valci Dal Masso.

"Apesar de contar com apenas 1,8% do território catarinense, a região apresentou no ano de 2011 crescimento econômico de 18%, praticamente o dobro da média estadual no mesmo período, de 9,4%".

Mesmo com o bom momento vivido, disse o secretário, a região teme a perda da unidade da Udesc instalada em Pinhalzinho, que atualmente oferece apenas o curso de Engenharia de Alimentos. "Gostaríamos que a Udesc fosse potencializada e ampliada em nossa regional, evitando que seja transferida. Nós não devemos e não podemos perdê-la".

A escolha também foi defendida pela consultora jurídica da SDR de Maravilha, Rose Carlitto Zanella, que destacou a necessidade da criação de mais cursos, como o de Engenharia Química, que poderia aproveitar o laboratório e a grade curricular já disponíveis na instituição. "Com isto poderemos habilitar profissionais para trabalhar nas indústrias locais, além de instituir um laboratório de análise de leite, uma das necessidades da região".

Já para a construção de uma casa de atendimento a idosos, segunda ação priorizada pela regional, poderão ser aproveitadas as edificações da Associação Hospitalar Beneficente de Modelo, afirmou o prefeito do município, Ricardo Maldaner. "A ideia é otimizar esta estrutura, que existe há 50 anos e conta com três alas, vocacionando-a para o atendimento dos idosos, atendendo assim  toda a demanda regional".

Por fim, foi solicitada a criação de uma política de fomento à agricultura familiar e à produção orgânica. A ação, disse Maldaner, atende à vocação agrícola da região, formada em grande parte por pequenas e médios propriedades rurais.

Participaram da audiência os deputados Gilmar Knaesel (PSDB), Marcos Vieira (PSDB), Dirceu Dresch (PT), Mauro de Nadal (PMDB), Narciso Parizotto (DEM), Mauricio Eskudlark (PSD) e Valmir Comin (PP); o secretário-executivo de Articulação Estadual, Gelson Sorgato; a prefeita de Maravilha, Rosimar Maldaner; e o presidente da Câmara de Vereadores de Maravilha, vereador Doraci Felisiak.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar