Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/05/2013 - 13h35min

Assembleia apresenta relatório de execução de reivindicações atendidas

Imprimir Enviar
Segundo Knaesel, relatório será apresentado em todas as audiências. FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

Além de realizar uma consulta sobre as prioridades de cada região, um ponto em comum em todas as audiências públicas do Orçamento Regionalizado, disse o presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia, deputado Gilmar Knaesel (PSDB), é a apresentação de um relatório sobre a situação das obras solicitadas pelas regionais em anos anteriores. Algumas delas, disse o parlamentar, não precisarão ser incluídas no orçamento estadual por meio de emendas parlamentares, pois já constam no programa Pacto por Santa Catarina, empreendido pelo governo do Estado.

"Não estamos aqui apenas colher as prioridades municipais, mas também para apresentar a real situação das emendas apresentadas, sua situação e os encaminhamentos tomados", disse Knaesel

A regional de Maravilha, declarou o deputado Marcos Vieira (PSDB), apresenta uma situação diferenciada em relação às demais, pois tem sido atendida em grande parte dos seus pleitos dos últimos anos. Ele citou como exemplos a criação de dez leitos em UTI no Hospital São José, a pavimentação do trecho da BR- 282 que corta a comunidade de São José do Laranjal, na cidade de Iraceminha, e a pavimentação da rodovia que liga os municípios de Romelândia a Anchieta, em fase de execução.

"Também está em fase avançada, a ligação entre Maravilha e Bom Jesus do Oeste, já com ordem de serviço emitida. São lutas de longos anos, que vem sendo executadas ou já estão em andamento", disse.

O deputado Dirceu Dresch (PT), por sua vez, afirmou que muitas das obras elencadas pelas regionais não chegam a ser executadas por não se enquadrarem na estratégia traçada pelo governo. "Fala-se em priorizar as regiões mais empobrecidas do estado, mas sabemos que a maior parte dos recursos ainda está sendo investida no Litoral", disse.

Referindo-se à regional de Maravilha, o parlamentar questionou a falta de investimentos por parte do governo em ações sociais, tais como o apoio à agricultura familiar e ao ensino superior. "Concordo com vários desafios da região, mas e as políticas mais estratégicas, de desenvolvimento social? Precisamos trazer o ensino superior com mais força para cá também, com a criação de um polo da Udesc", disse.

Voltar