Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/06/2013 - 10h47min

Desfile das famílias colonizadoras celebra a história de Nova Veneza

Imprimir Enviar
Cerca de 1,5 mil pessoas participaram do desfile. FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

O desfile da Colônia Nuova Venezia, com a participação de cerca de 100 famílias colonizadoras de Nova Veneza, foi realizado na manhã de domingo (23), na Rua dos Imigrantes, no centro da cidade. O evento faz parte da programação da 9ª edição da Festa da Gastronomia, que conta com o apoio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Nova Veneza foi a primeira colônia de imigrantes italianos instalada no Sul do Brasil, em 1891. Mais de 90% da população de 13 mil habitantes é de descendência italiana. A cidade comemora, em 2013, 122 anos de colonização e 55 anos de emancipação político-administrativa.

O desfile reuniu representantes de diversas gerações das famílias que colonizaram o município. Conforme a secretária municipal de Educação, Carmen Lair Malgarise, aproximadamente 1,5 mil pessoas participaram do evento. “Este ano inovamos, pois as nossas instituições de ensino também estavam envolvidas no desfile, apresentando temas relacionados à colonização do município, desde a chegada dos primeiros imigrantes até os dias atuais. Foram abordados temas como economia, política, religiosidade, educação, saúde e cultura. Quem assistiu ao desfile pôde ver um filme de toda a nossa história”, destacou.

Um dos destaques do desfile foi a homenagem à Lídia Bortoluzzi, que completará 100 anos no dia 24 de julho. Ela é filha de Humberto Bortoluzzi, um dos primeiros colonizadores de Nova Veneza, que dá nome à principal praça da cidade. “Fiquei muito emocionada. A festa foi ótima, linda! É muito bom estar aqui com a família reunida”, disse. Mãe de cinco filhos, Lídia tem oito netos e duas bisnetas.

O deputado estadual Dóia Guglielmi (PSDB), que já participou de sete edições da Festa da Gastronomia, fez questão de prestigiar o desfile. “Esse é o momento mais importante da festa, em que as famílias apresentam suas histórias. Não tenho dúvida de que fecha com chave de ouro esse grande evento”, ressaltou.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar