Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/06/2013 - 14h18min

Deputados prestigiam a Festa da Gastronomia de Nova Veneza

Imprimir Enviar
Presidente da Assembleia, deputado Joares Ponticelli, na abertura oficial da Festa. Foto: Carlos Kilian

A 9ª Festa da Gastronomia de Nova Veneza foi aberta oficialmente na noite de sexta-feira (21), com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), de parlamentares federais e de diversas autoridades municipais e da região Sul. Os deputados estaduais Valmir Comin (PP), José Nei Ascari (PSD), Altair Guidi (PPS) e José Milton Scheffer (PP) também prestigiaram o evento.

Os parlamentares catarinenses destacaram a marca de Nova Veneza como Capital Catarinense da Gastronomia Típica Italiana. “Este título concedido pela Assembleia é um reconhecimento à cidade pela preservação da cultura italiana. Este município nos orgulha, é um pedaço do chão italiano aqui em Santa Catarina, e tem conseguido criar novas oportunidades de emprego e renda no setor de turismo”, disse Ponticelli.

O prefeito de Nova Veneza, Evandro Gava (PP), ressaltou que a cidade se tornou uma referência devido à cordialidade, ao bom atendimento e à gastronomia típica. “Hoje a festa já é conhecida internacionalmente. Isto é reflexo do trabalho do povo neoveneziano, que faz com que essa cidade seja maravilhosa. A festa é motivo de orgulho, satisfação e também de muita responsabilidade para continuarmos avançando”.

Consulado em Santa Catarina

Durante a solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa salientou a necessidade da implantação de um consulado da Itália em Santa Catarina e pediu o apoio da deputada que representa o Brasil no Parlamento italiano, Renata Bueno, nesta causa. “Estamos pleiteando para que possamos levar adiante um velho sonho. Clamamos pelo nosso consulado aqui. Você vai ser a nossa porta-voz para atender à demanda dos ítalo-descendentes”.

A deputada reconhece o merecimento de Santa Catarina, mas admitiu que o momento não é propício devido à crise na Itália.“Já temos uma presença muito forte no Brasil: são oito consulados, sete além da Embaixada em Brasília, que representam muito bem todo o governo italiano, disponibilizando os serviços aos ítalo-brasileiros. Mas é claro que Santa Catarina, por ser uma região muito forte da italianidade, deveria merecer um consulado próprio”, disse Renata. “Quando os deputados puderem ir a Roma, vamos juntos provocar essa conversa com a ministra de Relações Exteriores. As chances não são tão boas pelo momento de crise que estamos passando na Itália, com muitos cortes de despesas. Mas temos que lutar pelo que acreditamos. É um sonho de Santa Catarina, e vamos lutar por isso juntos”.

Corte do bolo

Antes da abertura oficial da festa, os visitantes puderam acompanhar a 1ª Olimpíada Colonial, apresentações culturais e o corte do bolo em comemoração aos 122 anos de colonização e aos 55 anos de emancipação político-administrativa da cidade.

O bolo de 122 quilos preparado pela Confeitaria Pazzetto foi servido pelos gestores municipais à comunidade. “Celebramos esta data importante e agradecemos a todas as pessoas dessa cidade maravilhosa, que acolhe tão bem os visitantes”, destacou o prefeito Evandro Gava.

A primeira fatia do bolo foi entregue à Lídia Bortoluzzi, em homenagem aos 100 anos que completará no dia 24 de julho. Ela é filha de Humberto Bortoluzzi, um dos primeiros colonizadores de Nova Veneza, que dá nome à principal praça da cidade.

Autoridades

A solenidade de abertura também contou a presença do secretário nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos do Ministério das Cidades, Leodegar Tiscoski (PP/SC); dos deputados federais Esperidião Amin (PP), Edson Bez (PMDB/SC) e Ronaldo Benedet (PMDB/SC); do diretor geral da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Criciúma, Henrique Guglielmi e do assessor para fluxos migratórios do Vêneto, Daniele Stival.

Apoio do Parlamento

A Assembleia Legislativa marca presença no evento com um estande localizado ao lado da Prefeitura, no centro da cidade. A 9ª Festa da Gastronomia de Nova Veneza segue até domingo (23). A expectativa dos organizadores é superar o público de 50 mil visitantes registrado na edição anterior da festa. São esperadas entre 60 mil e 70 mil pessoas nos quatro dias de evento. Confira a programação completa no site www.portalveneza.com.br

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar