Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/06/2013 - 10h37min

Dois livros são lançados durante a 9ª Festa da Gastronomia

Imprimir Enviar
Celestino Sachet e Ana Carolina Ostetto, durante o lançamento das obras em Nova Veneza. FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

Os escritores Celestino Sachet e Ana Carolina Ostetto lançaram, na tarde de sábado (22), no Teatro Municipal de Nova Veneza, as obras “A Literatura dos catarinenses – Espaços e caminhos de uma identidade” e “Carolina e as bolinhas de gude”. O evento faz parte da programação da 9ª Festa da Gastronomia.

O neoveneziano Sachet apresenta em seu livro um levantamento sobre 1,2 mil escritores catarinenses de poesia, prosa e teatro. “A proposta é preservar o trabalho desses autores numa obra em comum para que quem precisar consultar ou quiser ler tenha à disposição todos esses nomes, com suas respectivas obras, comentários sobre o conteúdo das mesmas e, em alguns casos, com pequenos trechos que insiro no livro”.

Conforme o autor, a produção do livro levou dez anos. “Comecei a me dedicar a escrever esse livro após me aposentar como professor na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Percorri todo o estado, visitando bibliotecas, livrarias e autores”, disse Sachet, que tem pós-doutorado em Letras pela Universidade dos Açores.

A obra tem uma edição especial resumida de 250 páginas, com ilustrações de Rodrigo de Haro. “Essa colaboração enriqueceu profundamente a obra. Há interesse por parte das autoridades estaduais de distribuir o livro pelo Brasil afora”.

O outro livro lançado nesta tarde foi “Carolina e as bolinhas de gude”, voltado ao público infantil. Esta é a primeira obra publicada por Ana Carolina Ostetto, formada em Letras – Italiano pela UFSC, em parceria com seu pai, Lenoir Cristiano Ostetto. “O livro, que trata do jogo de bolinhas de gude, é um resgate das memórias de infância do meu pai em Nova Veneza, trazendo à tona a relação de amizade entre pai e filha”, destacou Ana Carolina.

Outras atrações
A tarde de sábado também foi voltada à terceira idade, com baile na Praça da Chaminé. O dia foi marcado, ainda, pelo desfile de máquinas agrícolas, por apresentações folclóricas, com o Grupo Ítalo-Brasileiro de Nova Veneza e o Grupo de danças italianas Volare, de Treze Tílias, e por apresentações musicais, com o Grupo Eco di Venessia e bandas locais.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar