Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/06/2013 - 09h46min

Carnevale di Venezia atrai visitantes à Festa da Gastronomia

Imprimir Enviar
Carnevale di Venezia. Foto: Carlos Kilian

Com o tema “No Reino da Alegria”, o Carnevale di Venezia encantou o público da 9ª Festa da Gastronomia de Nova Veneza na noite de sábado (22). Cerca de 400 foliões inspirados nos tradicionais bailes de máscaras da cidade italiana de Veneza desfilaram pelas principais ruas da cidade.

A concentração começou na Praça Humberto Bortoluzzi, com a apresentação do grupo Roba da Ciodi no coreto. Os mascarados percorreram a Rua dos Imigrantes e a Travessa Osvaldo Búrigo em direção à Praça da Chaminé, onde é realizada a festa.

O Carnevale di Venezia já se tornou um dos principais atrativos turísticos da “Capital Catarinense da Gastronomia Típica Italiana”. A dona de casa Claudete Coelho e o funcionário público aposentado Adilson Coelho, de Florianópolis, participaram da festa pelo segundo ano consecutivo. “Gostamos muito e voltamos para ver o desfile dos mascarados. Adoro aquelas roupas! Se pudesse, teria uma igual”, disse Claudete. O casal afirmou que pretende retornar nos próximos anos. “A festa está melhor a cada edição”, destacou Adilson.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Gilliard Gava, o Carnevale di Venezia representa uma iniciativa bem-sucedida. “A cidade soube trabalhar muito bem esse produto. Foi algo que deu certo, é um sucesso. Aliado à rede gastronômica, o carnaval só ajudou a trazer mais turistas ao evento”, ressaltou. “No início, foram trazidas as 80 primeiras máscaras de Veneza. Agora temos na festa uma barraca com artesãs locais produzindo e comercializando esse produto fabuloso”, complementou.

A professora neoveneziana Maria Elisa Netto Ghislandi é uma dessas artesãs. Ela participa, junto com três colegas, de um projeto de parceria cuja produção anual é de aproximadamente 1 mil máscaras e lembrancinhas da cidade. As quatro artesãs se reúnem toda quarta-feira para preparar os produtos. “Fazemos isso por gosto, pois temos as nossas profissões. Ficamos satisfeitas quando vemos a alegria das pessoas desfilando com as nossas máscaras, quando elas são levadas para outros lugares. É cansativo, principalmente quando se aproxima o baile e a festa, em que trabalhamos todos os dias, mas é gratificante”. Conforme Maria Elisa, as máscaras locais já têm um estilo próprio. “Começamos a produzir com base nas de Veneza, mas hoje considero as nossas mais alegres. Elas dão um toque de beleza, de glamour”, falou.

Turismo

A expectativa dos organizadores é receber entre 60 mil e 70 mil pessoas nos quatro dias de festa, superando o público de 50 mil visitantes registrado no ano passado. Segundo o diretor de Turismo do município, Daniel Borges, a Festa da Gastronomia é prestigiada, principalmente, pelos catarinenses. “Os turistas são, em sua maioria, do próprio estado, em especial da região Sul. Mas recebemos pessoas de praticamente todos os estados brasileiros e também visitantes estrangeiros”, salientou.

Neste ano, a cidade recebe a visita de uma comitiva formada por cerca de 50 jovens de origem vêneta que representam o Uruguai, a Argentina, a Venezuela, o Canadá, a Itália, a Suíça, a África do Sul e a Austrália.

A 9ª edição da Festa da Gastronomia, que tem a Assembleia Legislativa de Santa Catarina como um de seus apoiadores, termina neste domingo (23). Confira a programação completa e mais informações no site www.portalveneza.com.br

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar