Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/10/2013 - 13h29min

Projeto aprovado contempla bombeiros militares e voluntários, analisa Eskudlark

Imprimir Enviar
Deputado Maurício Eskudlark (PSD) defende voto e projeto em plenário. Foto: Solon Soares/Agência AL

A aprovação do projeto de lei do governo estadual que trata dos requisitos mínimos para segurança contra incêndio em casas de shows e estabelece poder de polícia aos bombeiros militares e aos municípios (que podem delegar aos bombeiros voluntários)  nesta quarta-feira (9), foi considerado um reforço na legislação preventiva pelo deputado e presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia, Mauricio Eskudlark (PSD).

O deputado lembrou que, por meio de emendas e do consenso, foram contemplados tanto os pleitos dos bombeiros militares como dos voluntários que atuam no estado, bem como preservado também o poder de polícia administrativa originário dos municípios para interditar estabelecimentos em situação irregular, emitir notificações aos proprietários e estabelecer prazo para cumprimento de alterações. Eskudlark observa, porém, que as mudanças, na prática, podem ser menores do que as expectativas geradas, pois entende que os bombeiros já detém indiretamente o poder de polícia via fiscalização e emissão de laudos que podem ser encaminhados as autoridades municipais, policiais e ao Ministério Público.

“De qualquer maneira, o projeto atual acaba reforçando a legislação e a fiscalização, bem como fazendo justiça com os bombeiros voluntários que atuam há anos em diversos municípios do estado. Se o problema era lei específica agora tem”, comentou o deputado, que votou e deu parecer favorável ao projeto governamental em plenário e como presidente da Comissão de Segurança Pública. Mesmo assim, alertou para a possibilidade de discussões polêmicas futuras, como caso da atual legislação ambiental do Estado.

Além do poder de polícia administrativo aos bombeiros, o projeto aprovado traz itens em que tipifica o infrator, proíbe shows pirotécnicos em ambientes fechados, traz a obrigatoriedade de sistema informatizado de controle de público em ambiente interno das casas de shows e de plano de controle de emergência. O projeto segue agora para sanção do governador do Estado.


Assessoria de Comunicação - Deputado Maurício Eskudlark
www.deputadomauricio.com.br / www.twitter.com/DepEskudlark
Celular: (49) 9941-2002

Voltar