Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/11/2013 - 17h21min

Operação veraneio poderá ser antecipada para melhorar segurança em Balneário Camboriú

Imprimir Enviar
Deputado Mauricio Eskudlark presidiu audiência pública sobre segurança em Balneário Camboriú. Foto: Carlos Mello

A busca permanente pelo aumento do efetivo policial, a ampliação da parceria entre prefeitura e polícias civil e militar e a antecipação da Operação Veraneio para o mês de outubro de cada ano foram as principais conclusões da audiência pública sobre segurança, realizada na noite de ontem (quarta, 13), na sede da CDL de Balneário Camboriú,  em busca de soluções para o aumento da criminalidade no município. A iniciativa foi da Comissão de Segurança Pública da Assembléia em conjunto com o Consórcio Intermunicipal de Segurança que envolve ainda os municípios Camboriú, Itajaí, Itapema e Navegantes.

O presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Mauricio Eskudlark (PSD), disse que o objetivo das audiências, além de buscar soluções pontuais, é justamente manter o processo de debate e de mobilização permanente da sociedade sobre os problemas e carências do setor em cada comunidade. Segundo ele, o problema da falta de efetivo policial é uma questão antiga e estrutural do estado e que esta sendo resolvida de forma gradativa com novos concursos públicos já realizados e outros em andamento para as polícias civil e militar.

“Enquanto isso, devem ser fortalecidas as parcerias do setor estadual de segurança com as prefeituras”, observou o parlamentar, destacando a iniciativa da criação da Guarda Municipal Armada de Balneário Camboriú, que na sua opinião tem contribuído para amenizar o problema da violência na cidade. Mesmo assim, Mauricio Eskudlark disse que a Comissão de Segurança da Assembléia fará sua parte para agilizar o processo, entregando o relatório da audiência ao governador do estado e à Secretaria de Segurança Pública,  solicitando algumas medidas de emergência.

Operação veraneio  - Entre estas medidas, esta a possibilidade de antecipação da Operação Veraneio desta temporada, do dia 20 para o dia 10 de dezembro próximo. O assunto começou a ser discutido já nesta quinta-feira (14) e deve ser definido até a próxima segunda-feira (18) pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, segundo o Diretor de Policia do Litoral, Artur Nitz.  Com isso, deve aumentar o efetivo policial e estrutural de segurança na cidade. Também durante a audiência, o comandante da 3ª Região da Policia Militar, Atair Derner Filho, anunciou que das 82 novas viaturas previstas para a região, 10 já estão confirmadas para Balneário Camboriú, assim como para o ano que vem novos policiais militares aprovados em concurso e que estão em fase de treinamento irão aumentar o efetivo na cidade, embora ainda não esteja definido o número.

Na área de atuação do Corpo de Bombeiros, ficou definido que 36 salva - vidas irão atuar durante a temporada e com criação de mais um posto, o de número seis na região Sul da praia central, aumentando a área de cobertura também nas praias agrestes já a partir deste final de semana. Ainda com relação à policia civil, o delegado Artur Nitz confirmou que o governo vai investir R$ 8 milhões, via recursos do PAC2 para a construção do Complexo de Segurança Pública de Balneário Camboriú, agregando toda a estrutura policial num só local e liberando mais policiais para o trabalho de investigação.

Presente a audiência pública, o prefeito de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias (PMDB), disse que o município vem sendo discriminado pelo governo do estado no que tange a investimentos no setor de segurança pública, apesar da prefeitura estar colaborando com os órgãos policiais em âmbito municipal. Ele divulgou levantamento demonstrando que vem reduzindo o efetivo policial desde o ano 2000 para cá,  mesmo diante  do crescimento populacional do município. Também participaram da audiência representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) da região, da OAB/SC, da SDR de Itajaí, empresários, lideranças comunitárias de diversos bairros e o deputado Sargento Amauri Soares (PSOL).
 

Assessoria de Comunicação do deputado Maurício Eskudlark (PSD)
www.deputadomauricio.com.br
www.twitter.com/DepEskudlark
Celular: (49) 9941-2002

Voltar