Eskudlark quer debater aumento dos casos de violência sexual no estado
A surpreendente revelação constante da sétima edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de que Santa Catarina atingiu em 2012 o terceiro lugar em estupros no país, com 45,8 casos a cada 100 mil habitantes, atrás apenas de Roraima (52,2) e Rondônia (49), preocupou os parlamentares catarinenses. Tanto que o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia, deputado Maurício Eskudlark (PSD), já anunciou que pretende convidar a cúpula e técnicos da Secretaria da Segurança, além de representante das delegacias de atendimento a mulher, para debater o assunto e as causas do problema, na próxima reunião da comissão, a ser agendada.
Eskudlark observa que não é o caso da população entrar em pânico, mas de “criar preocupação nas autoridades”. Mesmo assim, considera que uma avaliação técnica e sobre a confiabilidade dos números precisa ser feita, já que, segundo ele, Santa Catarina é também o estado mais estruturado em delegacias de apoio a mulher, depois de São Paulo. “Temos boa estrutura neste sentido e talvez por isso, sejam facilitados os registros de atendimento que antes ficavam no anonimato. O problema existe, mas talvez, não nestes patamares. De qualquer forma, o contexto tem que ser debatido antes para ver quais ações preventivas podem ser adotadas”, comentou o parlamentar e ex-delegado de policia.
De acordo com os dados do Anuário de Segurança Pública, em 2012 foram registrados 2.925 estupros no estado, sendo que 118 deles aconteceram em Florianópolis e 94 foram cometidos contra crianças e adolescentes.
Assessoria de Comunicação
Deputado Maurício Eskudlark
www.deputadomauricio.com.br
www.twitter.com/DepEskudlark
Celular: (49) 9941-2002