Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/11/2016 - 16h22min

Condição precária de mamógrafos em SC é tema de audiência pública

Imprimir Enviar
Deputada Ana Paula Lima

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina realiza audiência pública nesta quinta-feira (24), às 10h, no Auditório Paulo Sturt Wright (Plenarinho), para debater a situação dos mamógrafos no estado. O pedido da audiência da presidente da comissão, deputada Ana Paula Lima (PT), foi motivado por um relatório apresentado no mês de outubro pela Vigilância Sanitária de Santa Catarina da vistoria realizada nestes equipamentos no ano de 2015. Do total de 101 aparelhos de mamografia que atendem a rede pública, apenas 38 estavam dentro do padrão adequado, 31, embora toleráveis para o uso, possuíam limitações técnicas e 32 estavam em situação precária e sem condições de uso.

Segundo Ana Paula, o objetivo é verificar a atual situação dos mamógrafos e o nível de confiabilidade dos exames. “Se há falha na realização do exame, um eventual nódulo cancerígeno terá dificuldade de ser detectado, especialmente na fase inicial e isso pode ser fatal e levar, desde a perda da mama, até à morte. O estado não tem o direito de brincar com a saúde e vida dessas mulheres. São necessárias providências imediatas para garantir que o exame seja eficiente”, diz Ana Paula de forma enfática.

Já confirmaram presença o Ministério Público Estadual (MPSC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), Associação Brasileira dos Portadores de Câncer (AMUCC), Associação de Pacientes de Câncer (ASPAC) e a diretora da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, Raquel Bittencourt, que deve apresentar os dados sobre a condição dos mamógrafos no estado.

A mamografia é um direito das mulheres. Santa Catarina possui, segundo o IBGE, 946 mil mulheres entre 40 e 59 anos, que deveriam realizar o exame anualmente. Destas, apenas 200 mil acessam o serviço que pode detectar o câncer em estagio inicial, quando o tratamento possibilita 95% de chance de cura. Praticamente 80% destas mulheres correm o risco de detectar a doença em estágio adiantado, que além de impor tratamentos agressivos, como retirada de mama, coloca suas vidas em risco.


Serviço:

O que: Audiência pública sobre situação dos mamógrafos em SC

Local: Auditória Paulo Sturt Wright (Plenarinho), na Assembleia Legislativa.

Data: 24/11/2016 (quinta-feira)

Horário: 10h

​​

Gilberto Del Pozzo
Assessoria de Comunicação da Deputada Ana Paula Lima
(48) 9105-1313
(48) 9983-1333

Voltar