Planos de Lula para alimentação vão tirar Brasil do mapa da fome, diz Padre Pedro

FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL
No Dia Mundial da Alimentação, nesta quarta-feira (16), o presidente Lula lançou dois planos nacionais que tratam do abastecimento e produção de alimentos, saudados pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT) na Assembleia Legislativa. O Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) e o Plano Nacional de Abastecimento Alimentar (Alimento no Prato) têm o objetivo de tirar o Brasil do mapa da fome até 2026, incentivando a produção e distribuição de alimentos saudáveis.
“Os dois planos representam um grande passo para que o estado brasileiro cumpra sua função de assegurar o direito humano à alimentação saudável e adequada”, disse Padre Pedro, ao comentar o lançamento dos dois planos de Lula na tribuna da Alesc.
Padre Pedro lembrou que o lançamento conjunto dos dois planos revela um aspecto inovador no tratamento da questão alimentar pelo estado. “Para alterar o padrão de alimentação da população brasileira não basta incentivar a produção de alimentos saudáveis, é essencial apoiar a construção de sistemas de abastecimento que façam com que esses alimentos cheguem a quem mais precisa e não tem acesso.”
O Planapo propõe, entre suas iniciativas, a execução do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pronara), destaca Padre Pedro, “importantíssimo para que o nosso povo consuma menos alimentos com veneno”. Já o Alimento no Prato, assinala o deputado, é uma iniciativa inédita que vai articular instrumentos para fazer com que a alimentação saudável e adequada esteja disponível e acessível para toda a população.
“O Brasil nunca teve uma política de abastecimento como esta lançada pelo governo federal, uma política construída a partir de experiências populares”, disse Padre Pedro. “O governo do presidente Lula reconhece que o alimento não pode ser tratado como uma mercadoria como outra qualquer, regulada pelo interesse do mercado.”
Outro ponto que merece destaque nesses dois planos do governo Lula voltados à alimentação dos brasileiros, de acordo com Padre Pedro, são as políticas direcionadas à valorização do trabalho das mulheres agricultoras. “Trata-se do reconhecimento do estado ao protagonismo das mulheres quando o assunto é produção saudável e diversificada de alimentos.”