Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/10/2024 - 16h14min

Planos de Lula para alimentação vão tirar Brasil do mapa da fome, diz Padre Pedro

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro diz que planos do governo Lula são grande passo para que o estado assegure o direito humano à alimentação saudável e adequada
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

No Dia Mundial da Alimentação, nesta quarta-feira (16), o presidente Lula lançou dois planos nacionais que tratam do abastecimento e produção de alimentos, saudados pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT) na Assembleia Legislativa. O Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) e o Plano Nacional de Abastecimento Alimentar (Alimento no Prato) têm o objetivo de tirar o Brasil do mapa da fome até 2026, incentivando a produção e distribuição de alimentos saudáveis.

“Os dois planos representam um grande passo para que o estado brasileiro cumpra sua função de assegurar o direito humano à alimentação saudável e adequada”, disse Padre Pedro, ao comentar o lançamento dos dois planos de Lula na tribuna da Alesc.

Padre Pedro lembrou que o lançamento conjunto dos dois planos revela um aspecto inovador no tratamento da questão alimentar pelo estado. “Para alterar o padrão de alimentação da população brasileira não basta incentivar a produção de alimentos saudáveis, é essencial apoiar a construção de sistemas de abastecimento que façam com que esses alimentos cheguem a quem mais precisa e não tem acesso.”

O Planapo propõe, entre suas iniciativas, a execução do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pronara), destaca Padre Pedro, “importantíssimo para que o nosso povo consuma menos alimentos com veneno”. Já o Alimento no Prato, assinala o deputado, é uma iniciativa inédita que vai articular instrumentos para fazer com que a alimentação saudável e adequada esteja disponível e acessível para toda a população.

“O Brasil nunca teve uma política de abastecimento como esta lançada pelo governo federal, uma política construída a partir de experiências populares”, disse Padre Pedro. “O governo do presidente Lula reconhece que o alimento não pode ser tratado como uma mercadoria como outra qualquer, regulada pelo interesse do mercado.”

Outro ponto que merece destaque nesses dois planos do governo Lula voltados à alimentação dos brasileiros, de acordo com Padre Pedro, são as políticas direcionadas à valorização do trabalho das mulheres agricultoras. “Trata-se do reconhecimento do estado ao protagonismo das mulheres quando o assunto é produção saudável e diversificada de alimentos.”

 

 

Acompanhe Padre Pedro Baldissera


Padre Pedro Baldissera
Voltar