Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/11/2013 - 13h34min

Audiência retoma debate sobre segurança pública: Itapema deve ter nova delegacia de polícia

Imprimir Enviar
Deputado Eskudlark coordenou audiência ao lado do vice-prefeito Gilliard Reis e do vereador Vanderlei Dias. Foto: Miriam Zomer/AL

Terceira cidade do estado que mais recebe turistas na alta temporada de verão, Itapema necessita de mais estrutura policial para enfrentar o crescente aumento da população e dos índices de violência e criminalidade nos últimos anos enquanto diminuem os efetivos tanto da policia civil como da militar. Essa foi a principal conclusão da audiência pública promovida pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa na quarta-feira, à noite, ontem, (27), na Câmara de Vereadores do município com a participação de autoridades do setor, parlamentares e lideranças da comunidade.

A boa notícia, de acordo com o presidente da Comissão, deputado Mauricio Eskudlark (PSD), é que o município devera contar em breve com uma nova delegacia de policia civil, concentrando ainda os serviços de trânsito e do Instituto Geral de Perícias (IGP), além de oferecer melhores condições de atendimento ao público. O primeiro passo, a doação ao governo do estado, de um terreno de 2.500 metros quadrados para a construção, foi confirmado pelo vice-prefeito de Itapema, Giliard Reis, durante a audiência, acrescentando que a atual, no centro da cidade, há muito tempo, não oferece as condições necessárias para o funcionamento.

Eskudlark disse que a construção da nova delegacia é uma necessidade urgente para a comunidade e os servidores do setor e que vem sendo motivo de mobilização desde os tempos em que respondia pela direção geral da Policia Civil do Estado, há mais de três anos. O terreno, localizado no bairro Morretes, próximo a entrada para Meia Praia, já foi aprovado pelos técnicos da Secretaria de Segurança Pública (SSP). “Trata-se de um grande avanço porque haverá melhor condições de trabalho para os policiais e o cidadão será melhor atendido”, frisou o deputado, prometendo empenho para agilizar a tramitação do procedimento administrativo junto ao governo do estado para o inicio da construção. 

Novas viaturas
Maurício Eskudlark confirmou ainda que a Policia Militar de Itapema receberá sete novas viaturas e a policia civil outros dois novos veículos para reforçar os trabalhos de segurança. Já o reforço de efetivo e estrutura para a Operação Veraneio desta temporada ainda não esta definido para o município, o que deverá ser anunciado nos próximos dias pela Secretaria de Segurança Pública do Estado.

De acordo com os números apresentados pela Comissão Especial da Segurança Pública da Câmara de Vereadores de Itapema, a previsão é a de que a população flutuante durante a temporada chegue a 590 mil pessoas na cidade, cerca de dez vezes mais do que a população atual que é de 52 mil e 923 habitantes. Atualmente, a Policia Militar conta com um efetivo de 36 homens e a Policia Civil, 20 servidores. A expectativa é de aumento dos quadros, a partir do ano que vem com a formação de novos policiais aprovados em concurso público e em fase de treinamento.


Assessoria de Imprensa
Outras informações – 48 – 9101 8946/ 3221 2874 –
Para falar com o deputado Mauricio Eskudlark – 48 – 9963 0236

Voltar