Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Especial

A equipe da Agência AL voltou ao Oeste de Santa Catarina para a produção de mais uma reportagem da série 'Na Estrada'. O personagem da vez foi o deputado Altair Silva (PP), que nasceu e viveu a infância no Vale do Rio Tijucas, estudou no Norte catarinense, mas por causa da profissão – e da paixão pela agricultura – estabeleceu sua vida profissional em Chapecó, onde entrou para a vida pública, chegando à Assembleia Legislativa.

O respeito pelo trabalho no setor agrícola herdado dos pais fez com que, antes de ser deputado estadual, direcionasse sua vida ao empreendedorismo rural e à dedicação para a categoria dos técnicos agrícolas na região Oeste. Foi lá que o interesse pela política iniciou, levando-o a disputar quatro eleições. Suplente em três oportunidades, conquistou a titularidade do mandato no pleito de 2018 com 30.497 votos.

Durante a atual legislatura, Altair teve a oportunidade de ampliar sua atuação para o assunto que o fascina, quando ocupou o cargo de secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural por 14 meses. Foi a chance para, além dos projetos voltados ao setor apresentados no Parlamento, trabalhar por programas estaduais criados para, por exemplo, enfrentar a estiagem que afeta anualmente Santa Catarina, e o aprimoramento da produção com a chegada da internet por fibra óptica nas propriedades agrícolas.

Nesta edição, o jornalista Alessandro Bonassoli e o repórter fotográfico Rodolfo Espínola acompanharam o parlamentar em Chapecó, Nova Erechim e Pinhalzinho. Registraram obras e ações do mandato que já estão em andamento nos setores de saúde, infraestrutura, segurança e cultura, bem como o contato com lideranças locais e com a população.

  • Alessandro Bonassoli
    Reportagem
  • Rodolfo Espínola
    Fotografias
  • Daniela Legas
    Edição
  • Nikolas Stefanovich
    Coordenação da Agência AL
  • Lúcia Helena Vieira
    Direção de Comunicação Social