Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
Publicado em 24/06/2022

Defesa do HRO está entre as prioridades

Imprimir Enviar
Demandas do Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, estão entre as pautas defendidas por Altair Silva (PP)

Outro assunto considerado como prioridade para o deputado Altair Silva (PP) abriu a agenda de trabalho no último dia 30 de maio. O relógio marcava 7h45 quando o parlamentar chegou ao seu escritório regional, localizado no bairro Santa Maria, em Chapecó, onde teria uma reunião com o vereador Claimar de Conto (PP). Na pauta, a situação do Hospital Regional do Oeste (HRO), que atende cerca de 1,3 milhão de pessoas, incluindo, além dos catarinenses, moradores do Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul e do Sudoeste do Paraná.

O vereador, que é superintendente do bairro Efapi, o maior de Chapecó, foi ao encontro de Altair para fazer um apelo: “precisamos que os deputados levem ao governador, que eles apresentem as pautas do Hospital Regional na Assembleia Legislativa”, explicou. Conto disse que a unidade de saúde é uma das “que mais produz em atendimento no estado e é o que menos recebe recursos” do governo. “Estamos com um déficit muito grande, correndo o risco de o hospital ter as portas fechadas, o que vai prejudicar o atendimento na saúde de toda nossa região”, argumentou.

A demanda, garantiu o deputado, é fortemente acompanhada por ele e os demais parlamentares da região. “Na última semana tivemos uma audiência com o governador Carlos Moisés e com toda a Bancada do Oeste. O governo está antecipando R$ 14 milhões para o hospital, que fez o enfrentamento da COVID-19 e vem desenvolvendo um trabalho importante. É um hospital que funciona praticamente 100% por meio do SUS. Ou seja, atende as pessoas que mais precisam e totalmente de modo gratuito”, citou.

Segundo Altair Silva, a bancada sabe das dificuldades financeiras que a instituição enfrenta e está mobilizada de modo permanente para apoiar o HRO e buscar soluções para o impasse. Diretamente, em 2019, o parlamentar destinou R$ 600 mil de suas emendas impositivas para o HRO, valor que foi pago pelo governo do Estado no ano seguinte.

Escrito à mão
Na parede da sala de reuniões do escritório regional, o deputado mostra o resultado de outra ação do mandato voltada à instituição. Em um quadro, uma carta de agradecimento a um Projeto de Lei criado por Altair, aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador, que deu à nova ala do HRO o nome do médico Valmor Lunardi. “Recebi a carta escrita à mão pela dona Glenda Lunardi, esposa do doutor Valmor, que foi um grande médico e que participou muito da vida comunitária de Chapecó”, informou o deputado.

“Eu fiz questão de colocar num quadro com todo o carinho. Pois são estes gestos, do dia a dia, que como deputado, atuando na área social, ajudando os hospitais, fazendo a interlocução junto com o governo do Estado, com a administração municipal, com os prefeitos da região, a gente fica muito grato quando vê o reconhecimento na forma de uma carta, um gesto muito grandioso, que marcou muito”, avaliou.

Voltar