Defesa do HRO está entre as prioridades
Outro assunto considerado como prioridade para o deputado Altair Silva (PP) abriu a agenda de trabalho no último dia 30 de maio. O relógio marcava 7h45 quando o parlamentar chegou ao seu escritório regional, localizado no bairro Santa Maria, em Chapecó, onde teria uma reunião com o vereador Claimar de Conto (PP). Na pauta, a situação do Hospital Regional do Oeste (HRO), que atende cerca de 1,3 milhão de pessoas, incluindo, além dos catarinenses, moradores do Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul e do Sudoeste do Paraná.
O vereador, que é superintendente do bairro Efapi, o maior de Chapecó, foi ao encontro de Altair para fazer um apelo: “precisamos que os deputados levem ao governador, que eles apresentem as pautas do Hospital Regional na Assembleia Legislativa”, explicou. Conto disse que a unidade de saúde é uma das “que mais produz em atendimento no estado e é o que menos recebe recursos” do governo. “Estamos com um déficit muito grande, correndo o risco de o hospital ter as portas fechadas, o que vai prejudicar o atendimento na saúde de toda nossa região”, argumentou.
A demanda, garantiu o deputado, é fortemente acompanhada por ele e os demais parlamentares da região. “Na última semana tivemos uma audiência com o governador Carlos Moisés e com toda a Bancada do Oeste. O governo está antecipando R$ 14 milhões para o hospital, que fez o enfrentamento da COVID-19 e vem desenvolvendo um trabalho importante. É um hospital que funciona praticamente 100% por meio do SUS. Ou seja, atende as pessoas que mais precisam e totalmente de modo gratuito”, citou.
Segundo Altair Silva, a bancada sabe das dificuldades financeiras que a instituição enfrenta e está mobilizada de modo permanente para apoiar o HRO e buscar soluções para o impasse. Diretamente, em 2019, o parlamentar destinou R$ 600 mil de suas emendas impositivas para o HRO, valor que foi pago pelo governo do Estado no ano seguinte.
Escrito à mão
Na parede da sala de reuniões do escritório regional, o deputado mostra o resultado de outra ação do mandato voltada à instituição. Em um quadro, uma carta de agradecimento a um Projeto de Lei criado por Altair, aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador, que deu à nova ala do HRO o nome do médico Valmor Lunardi. “Recebi a carta escrita à mão pela dona Glenda Lunardi, esposa do doutor Valmor, que foi um grande médico e que participou muito da vida comunitária de Chapecó”, informou o deputado.
“Eu fiz questão de colocar num quadro com todo o carinho. Pois são estes gestos, do dia a dia, que como deputado, atuando na área social, ajudando os hospitais, fazendo a interlocução junto com o governo do Estado, com a administração municipal, com os prefeitos da região, a gente fica muito grato quando vê o reconhecimento na forma de uma carta, um gesto muito grandioso, que marcou muito”, avaliou.