Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
Publicado em 29/11/2022

Palácio evolui para atender a população

Imprimir Enviar
Plenário da Assembleia Legislativa. FOTO: Agência AL

A história do Parlamento catarinense – que iniciou em 1835 com a criação da Assembleia Provincial – passou por vários locais públicos e privados até chegar ao prédio atual. Centro político e de debates que interessam a toda a população de Santa Catarina, o Palácio Barriga Verde se mantém em permanente evolução.

O Palácio Barriga Verde passou por diversas reformas ao longo dos anos. A da foto foi concluída em 2011. FOTO: Agência ALApós a inauguração, com o passar do tempo, aconteceram expansões para abrigar gabinetes e estruturar os setores administrativos. E, com reformas e ampliações, o prédio vem acompanhando a evolução da sociedade, adaptando-se para melhor atender as pessoas. Além da delimitação do espaço do Plenário com vidros, da reforma e ampliação do Anexo e das obras de drenagem e impermeabilização, foram necessárias ações, por exemplo, para geração de energia fotovoltaica e reuso de águas da chuva, garantindo economia de recursos financeiros e compromisso com a defesa do meio-ambiente.

Inaugurado em 2005, o Auditório Antonieta de Barros abriu as portas para eventos de grande porte. Já a reforma do Hall, em 2009, assegurou um melhor atendimento aos visitantes. Anos antes, no final da década de 1990, ocorreu a modernização com novas tecnologias, incluindo o Centro de Informações, o Centro de Memória, a TVAL e a Escola do Legislativo.

Recentemente, o Parlamento passou por uma transformação também nos processos legislativos, com a adoção do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que deu agilidade à tramitação de ações administrativas, mais transparência e gerou economia com a permanente redução no uso e papeis.  

Assembleia Constituinte de 1989. FOTO: Arquivo/Agência ALToda esta evolução permitiu que o Palácio Barriga Verde fosse o berço da atualização da Constituição do Estado, em 1989; local de despedida para ex-governadores e ex-parlamentares; palco de confraternização em momentos de alegria e de mobilização diante de tragédias climáticas; centro das atenções durante Comissões Parlamentares de Inquérito e processos de impeachment; e abrigou audiências públicas fundamentais para o fortalecimento da democracia. É, sem dúvida, um local que vive em mutação.

Voltar