Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/05/2019 - 16h07min

Segurança na estrada é prioridade para Marcius Machado

Imprimir Enviar
Deputado Marcius Machado

Usar o farol aceso durante o dia melhora a visibilidade

O deputado Marcius Machado (PR) apelou ao senador Jorginho Mello (PR/SC) e à deputada federal Carmem Zanotto (PPS/SC) para que envidem esforços para que seja vetada a aprovação do Projeto de Lei n.º 6/2019, em trâmite na Câmara dos Deputados.

O PL revoga a Lei n.º 13.290/2016 para deixar de tornar obrigatório o uso, nas rodovias, de farol baixo durante o dia. O argumento do PL é que a Lei fomenta a chamada “indústrias das multas.”

Para o deputado, a obrigatoriedade de estabelecer por lei o uso dos faróis baixos durante o dia tem a finalidade de aumentar a segurança no trânsito. Pesquisas feitas no exterior e no Brasil demonstram que o farol baixo reduz em aproximadamente 60% a ocorrência de acidentes e diminui em 69% a gravidade das lesões, além de possibilitar que o condutor seja visto há 3 km de distância.

“Como motorista sei que utilizar farol ligado auxilia na visualização de outros veículos na pista, ele estabelece mais segurança pela ampliação da visibilidade. Ainda que a medida cause maior numero de atuações, o plano de fundo da Lei merece ser privilegiado, pois, para não ocorrer à inflação, basta acionar a iluminação exigida, não só nas rodovias, mas também nas demais vias”, explica Marcius.

A medida já é adotada em vários países. Nos Estados Unidos, a prática reduziu em 5% as colisões entre veículos e em 12% os acidentes envolvendo pedestres e ciclistas, segundo a NHTSA (sigla em inglês da Associação Americana de Segurança Viária).


Mirella Guedes
Ascom Deputado Marcius Machado
(49) 99977-9995 / (48) 3221-3075

Acompanhe Marcius Machado


Marcius Machado
Voltar