Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/01/2020 - 11h31min

Krelling articula e consegue retomada das cirurgias bariátricas em Joinville

Procedimentos realizados no hospital regional estavam parados desde meados de outubro de 2019 por falta de materiais
Imprimir Enviar
Deputado Fernando Krelling destinou emenda para prefeitura comprar material que faltava nas cirurgias
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Depois de uma intensa articulação política, as cirurgias bariátricas realizadas no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville, foram retomadas na quinta-feira (16). Duas mulheres que estavam há quatro e oito anos na fila de espera pelos procedimentos foram operadas.

As cirurgias bariátricas ficaram suspensas por quase três meses devido à falta de materiais cirúrgicos, conforme explica o deputado estadual Fernando Krelling (MDB), que articulou a retomada das cirurgias.

“O principal problema era a falta dos grampeadores bariátricos utilizados nas cirurgias. Infelizmente o processo para a obtenção destes materiais pelo SUS (Sistema Único de Saúde), via Secretaria do Estado da Saúde, não estava andando. A fila dos pacientes que necessitam desta cirurgia para ter uma melhor qualidade de vida é longa. A cirurgia é um passo importante para a saúde destas pessoas, por isso não pude ficar de braços atados”, comenta Fernando Krelling.

Ele salienta que a retomada dos serviços foi uma união de esforços entre os voluntários da Assobesimor (associação dos Obesos Mórbidos de Joinville e Região), Secretaria Municipal de Saúde de Joinville e o parlamento. “Como as licitações do Estado para a compra destes materiais estavam emperradas, encaminhei à Prefeitura de Joinville uma emenda parlamentar impositiva no valor de R$ 500 mil para que a Secretaria Municipal de Saúde providenciasse o que faltava, e doasse ao hospital regional, garantindo assim a retomada das cirurgias”, explicou. O recurso está previsto no orçamento do município.

1,1 mil pacientes na lista de espera
De acordo com Rui Celso Vieira, cirurgião bariátrico do hospital regional, as duas pacientes estão bem e receberam alta hospitalar na sexta-feira (17). Clair Lopes da Cunha dos Santos, 54 anos, ficou oito esperando pelo procedimento. Hoje ela tem IMC (Índice de Massa Corporal) de 45,9. Já Rinaura Maia 53 anos, 45,9 de IMC, ficou quatro anos na fila.

Ao deixarem o hospital, elas gravaram um vídeo ao deputado, agradecendo por ter ajudado a realizar a cirurgia. “Sabemos o quanto foi difícil conseguir estes grampeadores, queremos agradecer ao deputado e toda a equipe da Assobesimor e Secretaria da Saúde de Joinville, por proporcionar esta mudança na nossa vida”, disse Rinaura. Clair completou: “Só tenho que agradecer este seu empenho, Fernando Krelling. Através do senhor hoje este sonho é uma realidade”, muito obrigado.

A meta agora, segundo o médico Rui Vieira, é retomar a rotina e, gradativamente, voltar a realizar quatro cirurgias bariátricas por semana. “Recebemos 98 grampeadores, cada um é utilizado em uma cirurgia, ou seja, a fila que tem mais de 1.1 mil pacientes esperando pelo procedimento vai voltar a andar”, comemora.

Mais do que um procedimento estético
As cirurgias, segundo o especialista, são uma necessidade que vão bem mais além da questão estética. “Ao contrário. Obesos mórbidos são pacientes de alto risco. Eles têm predisposição a doenças vasculares, diabetes, hipertensão, entre outras. Fazer a cirurgia representa uma melhor qualidade de vida, minimizando os riscos à saúde”, finaliza Rui Vieira.

O deputado prometeu cobrar da Secretaria do Estado da Saúde celeridade nas licitações dos grampeadores para garantir que esta fila continue andando e, assim, transforme a vida destes pacientes.

Windson Prado
Jornalista - DRT/SC 3243/SC
Assessoria de comunicação
Deputado Fernando Krelling
Contatos:
47 99978-1260 (WhatsApp)
48 3221-2914

Acompanhe Fernando Krelling


Fernando Krelling
Voltar