Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/10/2019 - 15h56min

Em solenidade, Krelling anuncia emenda impositiva de R$ 500 mil à Assobesimor

Imprimir Enviar
Deputado Fernando Krelling e Maria Carolina Ventura Cardoso, presidente interina da Assobesimor

Associação dos Obesos Mórbidos de Joinville e Região foi homenageada pela Alesc na Câmara de Vereadores de Joinville

A noite desta quinta-feira (10) foi marcada por homenagens em Joinville. A Assembleia Legislativa e Santa Catarina promoveu na CVJ (Câmara de Vereadores de Joinville) uma sessão solene em homenagem à Assobesimor (Associação dos Obesos Mórbidos de Joinville e Região). A proposição foi do deputado Fernando Krelling (MDB).

Durante o evento o deputado anunciou uma emenda impositiva de R$500 mil a ser utilizada no tratamento e assistência aos pacientes obesos e ex-obesos atendidos pela entidade.

“Conheci esta associação há dois anos. O que me chamou muito a atenção foi que a Assobesimor é uma organização que pensa muito no próximo, na melhoria da qualidade de vida, da autoestima das pessoas”, comentou o deputado Krelling.

O parlamentar ilustrou o trabalho da Assobesimor com uma citação. “Existe um ditado que diz que, se você tem um sonho, lute por ele, pois ninguém lutará por você. O que vi na Assobesimor foi o contrário. A associação luta pelo próximo para ajudar a realizar os sonhos das pessoas.”

A obesidade mórbida é uma doença difícil, completa Fernando Krelling.  “Além das questões de saúde, há também os problemas psicológicos, as dificuldades do dia-a-dia e o preconceito. A Assobesimor tenta mudar o caminho destas pessoas, mudar as histórias delas, por isso merece ser homenageada.”

Além da associação, que ganhou uma placa de reconhecimento, a atual diretoria e pacientes receberam placas e diplomas em alusão aos serviços prestados à comunidade.

“A gente recebe esta homenagem como um grande reconhecimento ao trabalho voluntário que desenvolvemos. É mais um combustível nossa luta”, disse o presidente e fundador da Assobesimor, Joel Ferreira Santana, 56 anos.

Joel fez a cirurgia bariátrica em 2004 e emagreceu 40 quilos. “Neste processo sentimos a necessidade de organizar um movimento que defendesse os interesses desta população, cobrando um tratamento adequado, dando suporte aos obesos e quem já passou pela cirurgia”, destacou.

A presidente interina da Assobesimor, Maria Carolina Ventura Cardoso, 24 anos, acrescentou: “Este reconhecimento da Alesc e do deputado Fernando Krelling é de suma importância porque promove uma conscientização da comunidade de nossa luta, do nosso trabalho”.

Maria Carolina fez a cirurgia bariátrica há um ano e um mês. “Eu pesava 170 quilos. A cirurgia foi uma mudança de via. Eu era uma mulher que não saía de casa, porque não conseguia caminhar, tinha vários sonhos que estavam paralisados. Acredito que o fato de ter lutado pra conseguir minha cirurgia fez com que eu também olhasse as dificuldades dos outros pacientes obesos”, revelou.

A presidente interina da associação finalizou dizendo que “é preciso conscientizar a sociedade que ainda pensa que o paciente obeso é aquela pessoa gulosa, preguiçosa, que é gordo porque quer. Obesidade é uma doença e o paciente precisa de tratamento.”

O deputado federal Darci de Matos (PSD/Sc), a ex-vereadora de Joinville, Carmelina Barjona, grandes entusiastas da Assobesimor, também foram lembrados na homenagem.

Acompanhe Fernando Krelling


Fernando Krelling
Voltar