Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/03/2019 - 19h21min

Berlanda pede criação da Frente Parlamentar em Defesa do Cultivo da Maçã

Imprimir Enviar
Deputado Berlanda

O Estado de Santa Catarina se destaca na produção da maçã e o setor tem passado dificuldades econômicas. Para incentivar os produtores e procurar soluções para a os impasses vividos pelo setor, o deputado Nilso Berlanda (PR) apresentou requerimento de criação da Frente Parlamentar em Defesa do Cultivo da Maçã.

O objetivo da constituição da Frente é discutir o preço do produto, a qualidade dos serviços, a utilização do agrotóxicos e seus níveis, os atravessadores e seus monopólios, as cooperativas e tecnologias recentes. Com a Frente, o deputado Berlanda acredita que os deputados membros poderão buscar a resolução dos problemas que envolvem o setor.
“Santa Catarina é o segundo maior produtor de maçãs do País e os municípios da Serra, Oeste e Planalto Norte, especialmente, as cidades de Fraiburgo e São Joaquim, são os responsáveis pela produção no Estado. A maçã é um importante produto catarinense e deve ocupar lugar de destaque no parlamento, onde possamos discutir e apresentar soluções para os problemas que afligem os produtores. Queremos colaborar com o setor e fazer o que for possível para manter e ampliar a produção de maçãs, valorizando os nossos produtores”, defende o deputado Berlanda.
Segundo o CensoAgro do IBGE, no ano passado foram colhidas 593.447,372 toneladas de maçã em Santa Catarina. E, para trabalhar nos pomares, chegam a ser contratadas pelo menos cinco mil pessoas em caráter temporário, estima a Associação de Maçã e Pera de Santa Catarina (Amap).
“A produção de maçã é importante para o setor econômico do Estado e deve ser preservada e valorizada”, finaliza o deputado Berlanda.
.

Acompanhe Nilso Berlanda


Nilso Berlanda
Voltar