PM de Santa Catarina é homenageado na Alesc por ato heroico
Na tarde de terça-feira (12), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina prestou uma homenagem ao Cabo Luiz Fernando Schmitz Junior, da Polícia Militar de Santa Catarina, em reconhecimento ao seu ato de bravura ao prender em flagrante um criminoso que havia feito uma senhora como refém.
O deputado estadual Nilso Berlanda (PL), proponente da moção de aplauso, destacou a coragem e o profissionalismo do Cabo Schmitz, que, mesmo estando de folga e sozinho, arriscou sua própria vida para salvar a vítima.
“Como policial, você está exposto a qualquer ação durante seu trabalho, a qualquer momento. Você agiu rápido e com sabedoria, e nós, como deputados estaduais, representando os catarinenses, precisamos reconhecer aquilo que vocês fazem por nós,” comentou o parlamentar. “A Polícia Militar de Santa Catarina é um exemplo para o resto do Brasil.”
O policial contou que, após fazer uma refeição no bairro do Kobrasol, em São José, retornava ao seu veículo quando ouviu muitos gritos e comoção. Foi então que avistou o infrator mantendo uma senhora refém dentro de seu carro, sob constante ameaça.
Após a prisão bem sucedida, o Cabo Schmitz apreendeu uma faca de açougueiro, utilizada pelo criminoso durante a abordagem, bem como a recuperação do dinheiro da vítima.
A senhora Marta Regina dos Santos Wolff, ainda abalada e em estado de choque, relatou ao policial que temeu por sua vida, porque seu sequestrador estava armado e ela não conseguia cumprir suas exigências. Ela expressou sua gratidão ao Cabo Schmitz por resgatá-la em segurança.
A moção, assinada também pelo deputado Mauro De Nadal (MDB), presidente da Alesc, destaca a importância de reconhecer e valorizar a atuação dos profissionais de segurança pública que, como o Cabo PM Schmitz, colocam suas vidas em risco para proteger a sociedade catarinense.