Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/05/2020 - 15h43min

Berlanda solicita estudo para produção de respiradores em SC

Imprimir Enviar
Deputado Nilso Berlanda.
FOTO: Lucas Gabriel Diniz/Agência AL

Diante de todos os problemas enfrentados em Santa Catarina com a compra irregular de 200 respiradores pelo governo do Estado e acatando Moção de Apelo dos vereadores de Curitibanos, o deputado estadual Nilso Berlanda (PL) apresentou indicação sugerindo estudos a respeito de financiamento da produção de respiradores em terras catarinenses. Os engenheiros da Empresa Autom, juntamente com a Cruz Vermelha, desenvolveram um respirador com excelente custo-benefício, uma vez que podem ser feitos com peças facilmente encontradas no mercado nacional e com baixo custo de produção, possibilitando a sua fabricação em larga escala. A Indicação 0601.7/2020 sugere financiamento à Empresa Autom, localizada no município de Santa Cecília, para a produção de respiradores o mais breve possível.

“Santa Catarina é um estado que não espera as coisas acontecerem, ao contrário, faz acontecer. Se temos como produzir a baixo custo aqui no estado, porque comprar de uma empresa do Rio de Janeiro, de origem duvidosa, como o governo fez? Não é muito mais fácil, barato e um meio de privilegiar a tecnologia catarinense financiando a produção aqui mesmo? Hoje nem sabemos se os R$ 33 milhões pagos pelo governo para a compra de respiradores retornará aos cofres públicos, enquanto isso, existe uma necessidade real desses equipamentos, que vão ser utilizados para salvar vidas em Santa Catarina”, questiona o deputado Berlanda.

Como deputado estadual e 4° secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, Berlanda diz ainda que as medidas estão sendo tomadas na Casa, como a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar esse mau uso do dinheiro público por parte do governador do Estado. “É inadmissível que um gestor público gaste o dinheiro dos catarinenses sem o mínimo de responsabilidade, ainda mais em algo tão grave, que trata diretamente da saúde dos catarinenses. Como parlamentares não vamos deixar de investigar todas essas compras indevidas que estão sendo feitas sem o mínimo de zelo com os recursos públicos, com o dinheiro dos cidadãos. O povo de Santa Catarina não merece ser tratado com essa total falta de respeito e dignidade”, afirma o deputado Berlanda.

Josiane Ribas Lanzarin
Assessora de Comunicação
(48) 3221-2645 / 99151-1074

Deputado Berlanda
Assessoria de Comunicação
www.facebook.com/deputadoberlanda
Instagram: @deputadoberlanda

Acompanhe Nilso Berlanda


Nilso Berlanda
Voltar