Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/03/2020 - 14h51min

Berlanda profere palestra em SP ao lado do ministro Moro

Imprimir Enviar
Deputado Nilso Berlanda
FOTO: Solon Soares/Agência AL

O deputado Nilso Berlanda (PL) estará em São Paulo no próximo dia 16 de março, onde representa a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e profere palestra no evento Modernização do Sistema Prisional Brasileiro. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, também será palestrante do evento apresentando as linhas estratégicas de atuação do Ministério. Outro convidado é o diretor geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Fabiano Bordignon. A realização é da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Para o deputado Berlanda, essa é mais uma oportunidade de levar a experiência exitosa de Santa Catarina para os demais estados da federação. “Vamos levar aos empresários e secretários de Estado a nossa visão e experiência na Penitenciária da Região de Curitibanos, em São Cristóvão do Sul, onde temos indústrias desde 2009 e empregamos cerca de 380 detentos. O trabalho deve fazer parte de uma política carcerária a ser adotada em todo o Brasil como uma importante ferramenta de ressocialização. É uma oportunidade de humanizar o sistema, recuperar e reintegrar o apenado à sociedade, resgatando sua cidadania e com a possibilidade de uma nova chance de vida. Para o Estado representa economia e colaboração efetiva com a segurança, uma vez que os índices de reincidência reduzem drasticamente e as rebeliões e fugas deixam de acontecer”, defende Berlanda.

O evento tem como objetivo alinhar as visões entre as secretarias de Estado responsáveis pela Administração Penitenciária com as diretrizes do Depen e do Ministério da Justiça. Entre os aspectos a serem abordados estão as necessidades de aumento da capacitação dos presos, oportunidades de trabalho remunerado ao preso, oportunidade de atração organizada do capital privado, auxílio aos Estados quanto aos padrões e políticas para viabilizarem com sucesso os desenvolvimentos de projetos de acordo com a capacidade de cada Unidade da Federação.

Prêmios
O trabalho com apenados rendeu ao deputado e empresário Nilso Berlanda a maior premiação nacional promovida pelo Instituto Innovare e que tem a parceria das mais altas instituições jurídicas do País, a exemplo do Conselho Nacional de Justiça. O projeto recebeu, em dezembro de 2019, o Prêmio Innovare como prática Destaque sob o tema “Promoção e Defesa dos Direitos Humanos”. O prêmio tem como objetivo principal aprimorar o trabalho da Justiça em todo o país, tornando-a mais rápida, eficiente e acessível a toda a população. Além desse destaque, o projeto recebeu, nos anos de 2018 e 2019, o Selo Resgata - Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Prisional, do Ministério da Justiça, e o prêmio Empresa Cidadã da ADVB/SC, que distingue empresas pelo seu trabalho social.

Programação
A abertura está marcada para às 9h30min. e na composição da mesa participam o presidente da Fiesc e do Ciesp, Paulo Skaf, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, o diretor do Departamento de Defesa e Segurança (Deseg) da Fiesp, Carlos Erane de Aguiar, o vice-presidente da Fiesp e diretor adjunto do Deseg, Dagmar Cupaiolo, e o diretor geral do Depen, Fabiano Bordignon. A palestra do deputado e empresário Nilso Berlanda acontece no período da tarde, às 15h40min, abrindo o painel “Experiências exitosas”. Berlanda vai apresentar o projeto de ressocialização realizado na Penitenciária da Região de Curitibanos, em São Cristóvão do Sul, buscando disseminar a prática que hoje é exemplo para o Brasil.

 

Josiane Ribas Lanzarin
Assessora de Comunicação
(48) 3221-2645 / 99151-1074

Acompanhe Nilso Berlanda


Nilso Berlanda
Voltar