Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/03/2019 - 18h01min

Bancada do Oeste recebe demandas das entidades empresariais em Chapecó

Imprimir Enviar
Deputado Berlanda e outros parlamentares da Bancada do Oeste

Principais reivindicações dizem respeito à infraestrutura

Em reunião realizada na cidade de Chapecó no último dia 15 de março, a Bancada do Oeste, da qual o deputado Nilso Berlanda (PR) faz parte, recebeu uma lista de demandas das entidades empresariais da região. As principais deficiências estão na área de infraestrutura, que exige investimentos fundamentais, especialmente, para escoamento da produção agrícola, pecuária e industrial.

“A região Oeste é de extrema importância para a economia catarinense, e nós, parlamentares, nos reunimos para trabalhar e encontrar soluções juntamente com as entidades empresariais e os empresários, que vivem o problema no dia a dia”, explica o deputado Berlanda.

As principais demandas se referem à área de infraestrutura, especialmente em relação às rodovias. Também foram abordados a melhoria e ampliação do Aeroporto de Chapecó, a modernização e ampliação do sistema de fornecimento de energia elétrica, a readequação do abastecimento de água e privatização da Aduana de Dionísio Cerqueira. Também figurou na pauta da reunião a diversificação do modal de transportes, com a retomada dos projetos para implantação do sistema ferroviário ligando o centro-oeste brasileiro ao oeste catarinense e aos portos no Estado.

Na área da saúde, foi solicitado o aumento do repasse de recursos para manutenção do Hospital Regional do Oeste (HRO), equipar e ampliar os leitos do Hospital Regional de São Miguel do Oeste e criar uma unidade de referência para estudos e diagnóstico do câncer neste Hospital. Além disso, foi solicitado ainda o reconhecimento de mais hospitais como sendo de média complexidade.

Para a vice-governadora Daniela Reihner, é preciso usar como inspiração o cooperativismo, marca registrada do oeste catarinense, para buscar soluções. “A região Oeste sofre abandono há décadas e o novo governo assumiu há pouco mais de 60 dias e ainda não tem solução para todos os problemas. Com a articulação de empresários, parlamentares e o governo do Estado, acreditamos que esse será o início de uma nova fase de cooperação”, afirmou a vice-governadora.

A reunião definiu a formação de equipes multidisciplinares, composta por parlamentares, empresários e entidades empresariais, para trabalhar na busca de soluções para a região, além de acompanhar cada obra ou serviço reivindicado.

Liderada pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), com apoio da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic) e outras entidades empresariais do oeste, extremo oeste e noroeste, a reunião contou com a presença da vice-governadora Daniela Reihner, 12 parlamentares estaduais e três federais, do prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, além de empresários. O evento, coordenado pelo vice-presidente regional da Facisc, Maurício Zolet, faz parte das ações do programa Voz Única, que levantou as principais necessidades de cada região catarinense.

 

        Prioridades – Rodovias:

·         SC 283 – trecho entre Concórdia e Palmitos;

·         BR 282 – trecho de São Miguel do Oeste ao entroncamento com a BR 470;

·         BR 153 – no trecho catarinense;

·         SC 157 – trecho de São Lourenço do Oeste a Chapecó;

·         BR 158 – da ponte do Rio Uruguai em Iraí/RS, até o entroncamento na BR 282 em Maravilha;

·         BR 163 – trecho de Dionísio Cerqueira a São Miguel do Oeste, com a federalização do trecho de São Miguel do Oeste a Itapiranga;

·         SC 161 – trecho de Campo Erê/Palma Sola à divisa entre o Paraná e Santa Catarina;

·         SC 305 – trecho de Guaraciaba a São Lourenço do Oeste e os acessos de São José do Cedro e Princesa

·         SC 386 – trecho de Iporã do Oeste a Palmitos


 

Josiane Ribas Lanzarin
Assessora de Comunicação
(48) 3321-2645 / 99151-1074

Acompanhe Nilso Berlanda


Nilso Berlanda
Voltar